
"Reabilitar fogos devolutos é uma das prioridades da MatosinhosHabit"
Vivem-se momentos conturbados no setor da habitação em Portugal, com vários players a reclamarem a chegada de mais casas ao mercado, e que possam ser compradas e/ou arrendadas pelos portugueses da chamada classe média. Um problema que afeta também os municípios e que ganha expressão no contexto económico atual, marcado por alta inflação e por subidas constantes das taxas de juro. Em Matosinhos, o foco está assente na “reabilitação de conjuntos habitacionais municipais” e na “construção de nova habitação”. “A reabilitação de fogos devolutos para dar resposta aos pedidos de habitação é também uma das nossas prioridades”, revela ao idealista/news Manuela Álvares, presidente do concelho de administração da MatosinhosHabit.

AM de Lisboa recomenda aprovação da Carta Municipal de Habitação
A Assembleia Municipal de Lisboa decidiu recomendar à câmara a reapreciação e aprovação da Carta Municipal de Habitação 2023-2033, para que se possa dar início ao processo de consulta pública, na sequência do chumbo da proposta pelo executivo.

Marina Gonçalves deixa Habitação com demissão de Pedro Nuno Santos
Perante a nova polémica com a TAP, o ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos, apresentou a demissão ao primeiro-ministro, que entretanto já foi aceite. Com esta decisão, todos os governantes do ministério das Infraestruturas e da Habitação cessaram funções automaticamente. Isto quer dizer que Marina Gonçalves deixa o cargo de secretária de Estado da Habitação, confirmou o idealista/news junto do ministério.

lisboa: be defende criação de bolsa municipal de habitação
o candidato do bloco de esquerda (be) à câmara municipal de lisboa (cml), joão semedo, defendeu a criação de uma bolsa municipal de habitação que funcione como “resposta de emergência” aos inquilinos que sejam despejados.