
Mais de um terço das famílias ganha 833 euros brutos por mês
Mais de um terço das famílias portuguesas ganha 833 euros brutos e não consegue pagar despesas inesperadas, segundo a Pordata. No dia em que se assinala o Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza, a base de dados estatísticos da Fundação Francisco Manuel dos Santos compila alguns dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) para fazer um retrato do nível de pobreza da população portuguesa.

Imobiliário concentra 62% do património líquido das famílias
Praticamente dois terços do património líquido das famílias portuguesas estão concentrados em ativos imobiliários, sendo a maioria desta percentagem relativa às casas onde as pessoas residem. Trata-se do valor mais elevado dos últimos dez anos (62,2% em dezembro de 2022, 60,1% em dezembro de 2021 e 62,4% em dezembro de 2012).

Custo de vida e pobreza são os assuntos que mais preocupam portugueses
O aumento do custo de vida, como consequência da inflação exacerbada pela guerra na Ucrânia, assim como a pobreza e a exclusão social são as questões que mais preocupam os portugueses, de acordo com o último Eurobarómetro.

Uma em cada cinco crianças está em risco de pobreza ou exclusão social
Em 2021, em plena pandemia da Covid-19, havia em Portugal 22,9% de crianças com menos de 18 anos em risco de pobreza ou exclusão social, um número inferior ao verificado na média dos países da União Europeia (UE): 24,4%. No caso dos adultos, pessoas com 18 anos ou mais, a percentagem é ligeiramente inferior em Portugal (22,4%), sendo, no entanto, superior à da média da UE (21,1%). Em causa estão dados divulgados esta quinta-feira (27 de outubro de 2022) pelo Eurostat.

pobreza em portugal aumenta mais que o anunciado nas estatísticas
a crise e a austeridade estão a asfixiar cada vez mais os portugueses, e segundo os cálculos de carlos farinha rodrigues, investigador do instituto superior de economia e gestão (iseg), as estatísticas oficiais não são reveladoras quanto ao número de pessoas pobres existentes no país.