
PIB aumenta em Portugal: economia cresce 1,9% em termos homólogos
O Produto Interno Bruto (PIB) cresceu 1,9% no terceiro trimestre (3ºT) face ao mesmo período do ano passado e recuou 0,2% em cadeia, segundo estimativas divulgadas esta terça-feira (31 de outubro de 223) pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

O futuro do PIB mundial em 2050, segundo previsões do Goldman Sachs
O equilíbrio do poder económico global mudará de forma drástica nas próximas décadas, de acordo com um relatório recente do Goldman Sachs. Os analistas acreditam que a Ásia poderá tornar-se o maior contribuidor para o PIB mundial, ultrapassando as potências económicas tradicionais agrupadas nos mercados desenvolvidos, como os EUA, o Japão ou os países europeus.

Crescimento do PIB de 6,7% dá "mais confiança" para 2023
O ministro das Finanças disse esta segunda-feira, 31 de janeiro de 2023, que o crescimento do PIB de 6,7% em 2022, o maior em 35 anos, dá confiança sobre o andamento da economia este ano, admitindo que os resultados sejam melhores do que os projetados. Em declarações à Lusa, Fernando Medina afirmou que os dados de crescimento dão “mais confiança relativamente ao andamento do ano de 2023”.

Recessão económica em 2022 é afastada pelo BdP apesar da alta inflação
Este ano está a ser marcado pela subida generalizada dos preços. Começou logo a sentir-se nos produtos energéticos e no supermercado, e rapidamente contagiou toda a economia portuguesa. Contas feitas, o Banco de Portugal (BdP) estima que a inflação aumente 7,8% em 2022. E este contexto não só estagna o rendimento real disponível, como reduz a poupança das famílias. Mas, ainda assim, o crescimento da economia foi revisto em alta em outubro para 6,7%, afastando um cenário de recessão em 2022.

Radiografia do dia: Evolução do PIB português desde 2001
No terceiro trimestre, o Produto Interno Bruto (PIB) registou um aumento de 1,1% em volume em termos homólogos, mais que o aumento verificado no segundo trimestre (0,9%), revelou o Instituto Nacional de Estatística (INE). Este gráfico indica a evolução do PIB desde o primeiro trimestre de 2001.

Agência chinesa antecipa “fim da crise económica” em Portugal
A Xinhua, agência noticiosa oficial chinesa, considera que as economias de Portugal e Espanha estão a recuperar da crise económica, dando “sinais de esperança” para 2014.