No terceiro trimestre, o Produto Interno Bruto (PIB) registou um aumento de 1,1% em volume em termos homólogos, mais que o aumento verificado no segundo trimestre (0,9%), revelou o Instituto Nacional de Estatística (INE). Este gráfico indica a evolução do PIB desde o primeiro trimestre de 2001.
Radiografia do dia: Evolução do PIB desde 2003
O PIB aumentou 1% no terceiro trimestre face ao mesmo período do ano passado, após a variação homóloga de 0,9% observada no segundo trimestre. Em termos trimestrais, e segundo a estimativa rápida das contas nacionais, divulgadas pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), o PIB aumentou 0,2% em termos reais, um crescimento menor face ao verificado no trimestre anterior (0,3%).
Radiografia do dia: Economia portuguesa em desaceleração
A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) continua a prever menos crescimento e maior défice orçamental do que o Governo. São estimativas que valem tanto para este como para o próximo anos.
Radiografia do dia: Evolução do PIB em Portugal
A OCDE prevê um crescimento do PIB mais baixo que o Governo para este ano e o próximo. Segundo um relatório sobre Portugal publicado esta segunda-feira, a economia deve crescer 0,8% este ano e 1,3% no próximo, estimativas mais baixas que as previstas no Orçamento do Estado (OE): 1% em 2014 e 1,5% em 2015.
Radiografia do dia: Evolução do PIB e da Procura Interna desde 2001
O Produto Interno Bruto (PIB) registou, no segundo trimestre, um crescimento homólogo de 0,9%. Trata-se, segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE), de um crescimento inferior ao verificado nos primeiros três meses do ano (1%, face ao primeiro trimestre de 2013).
Filhos de Pinto Balsemão fazem partilhas de participação na Impresa
Dez dias depois da morte de Francisco Pinto Balsemão, os seus cinco filhos decidiram dividir em partes iguais os 50,3% do capital da Impresa, dona da SIC e do Expresso. A informação foi enviada à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), revelando ainda uma união entre herdeiros através de um acordo parassocial, o qual prevê a coordenação em “matérias estratégicas”.
Japão precisa de mão de obra estrangeira mas imigrantes são minoria
Na cidade japonesa de Toyota, a imigração tem sido essencial para sustentar a economia local, sobretudo no setor automóvel e nos cuidados a idosos. Trabalhadores estrangeiros garantem a produção e serviços que o mercado interno não consegue suprir devido ao envelhecimento populacional. Muitos destes trabalhadores alcançam estabilidade económica, mas continuam a enfrentar desafios sociais e discriminação cultural.
Marcelo marca eleições presidenciais para 18 de janeiro: eis os candidatos
Marcelo Rebelo de Sousa marcou oficialmente para domingo, 18 de janeiro de 2026, a realização das eleições presidenciais. A decisão foi publicada no Diário da República e confirmada no site oficial da Presidência da República. O Presidente da República já tinha dito vários vezes que estava inclinado a marcar as eleições presidenciais para esta data.
Para poder comentar deves entrar na tua conta