Há menos bebés a nascer – e mais de mães de naturalidade estrangeira

Em 2024, nasceram em Portugal 84.642 bebés de mães residentes no país, menos que no ano anterior e mais que em 2022. Os dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) indicam ainda que um terço dos bebés que nasceram em território nacional eram filhos de mães de naturalidade estrangeira, sendo a proporção maior nas regiões de Lisboa, Setúbal e Algarve.
Nascimento de bebés em Portugal

Estão a nascer mais bebés em Portugal – 85.909 em 2023

O número de nascimentos em Portugal aumentou em 2023, com o total de bebés nascidos a fixar-se em 85.909. A mortalidade, por seu turno, baixou em termos anuais, no ano passado face a 2022. Em causa estão dados divulgados recentemente pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).
Quanto custa ter um bebé em Portugal?

Quanto custa ter um bebé em Portugal?

A decisão de ter um filho implica, também, “fazer contas” à carteira, porque são muitas as despesas a ter em conta aquando do nascimento de um bebé. Um estudo realizado pela Picodi concluiu que o custo das compras necessárias durante a gravidez e o primeiro ano de vida do bebé é de 3.470 euros, isto um kit básico. Em Portugal, para se comprar esse mesmo kit básico são necessários 3,7 salários médios, mais que, por exemplo, em Espanha (3,2) e Itália (2,6). 
Quais os nomes de bebés mais utilizados em 2015?

Quais os nomes de bebés mais utilizados em 2015?

Lenine foi o antigo chefe de Estado Russo e Merlin um mago britânico, mas são também nomes de bebés rapazes que nasceram em Portugal em 2015. Tal como há agora bebés meninas Daenerys, a personagem da série ‘Guerra dos Tronos’, Adele, a cantora britânica, ou Rihanna, a artista dos Barbados. Mas Portugal continua, sem dúvida a ser um país de...
Novos negócios: primeiro spa para bebés da Europa nasce no Porto

Novos negócios: primeiro spa para bebés da Europa nasce no Porto

O empreendedorismo português chegou agora ao negócio para bebés, saído da Universidade de Coimbra. Clementina Almeida, apoiada por investigações relacionadas com os benefícios dos estímulos multissensoriais durante a primeira infância, decidiu investir no primeiro spa para os mais pequenos da Europa. O espaço, localizado no Porto, trabalha com bebés desde recém nascidos até aos três anos de idade.