A brutal casa de betão na Argentina que parece esculpida pela montanha
Todas as quintas-feiras levamos-te a conhecer casas de sonho pelo mundo. Hoje vamos até à Argentina, ao coração de Mendoza. Ali, nas montanhas, ergue-se Brutal Honesty, uma casa que exemplifica o brutalismo moderno, equilibrando força, autenticidade material e integração com a paisagem.
Arquitetura: Faro recebe The Modernist Weekend este fim de semana
A cidade de Faro volta a receber o The Modernist Weekend. A 4ª edição do evento de arquitetura decorrerá entre os dias 7 e 9 de novembro, para promover o legado modernista da capital algarvia.
Este spa vertical na China oferece uma experiência única
O brutalismo é um estilo arquitetónico que surgiu em meados do século XX que se destaca pelo uso de betão sem reboco e pelas formas de grandes volumes "brutais". O estilo é caracterizado pela sua estética austera, enfatizando a simplificação e honestidade dos materiais.



Brutais por fora, sofisticadas por dentro: estas são as casas “Tetris”
Falar do Habitat 67 é falar de um dos mais emblemáticos edifícios brutalistas do mundo. Trata-se de um complexo residencial localizado em Montreal, Canadá, embora tenha sido projetado como um pavilhão para a Expo 67. O Habitat 67 é composto por 354 “caixas” de betão empilhadas e é tido como um projeto vanguardista em todo o mundo.



100 anos da Revolução Russa: um mergulho pela arquitetura cinzenta do passado
Centros industriais abandonados, megalópoles sem coração, edifícios gigantes feitos de cimento, complexos habitacionais parecidos com colmeias... A arquitetura soviética é uma verdadeira mistura de megalomania, planificação fria, cinzenta e sem alma.
Os edifícios brutalistas têm os dias contados... graças ao "boom" do imobiliário
Os anos 70 parecem já não estar na moda e a verdade é que os símbolos arquitetónicos desses anos estão a desaparecer, especialmente nas cidades que vivem as maiores bolhas imobiliárias. O hotel Empire Landmark, por exemplo, acaba de ser fechado em Vancouver, no Canadá. Trata-se de um edifício de quase meio século, referente à época do brutalismo, um estilo arquitetónico perseguido, amado e odiado.