O brutalismo é um estilo arquitetónico que surgiu em meados do século XX que se destaca pelo uso de betão sem reboco e pelas formas de grandes volumes "brutais". O estilo é caracterizado pela sua estética austera, enfatizando a simplificação e honestidade dos materiais. Assim, o betão não pavimentado visa transmitir uma sensação de força e funcionalidade como elemento de acumulação.
A cor cinza do próprio betão, usada não apenas para acentuar a solidez do projeto, mas também para se misturar no ambiente natural, onde ocupa o centro do palco sem ser perturbado por ornamentação excessiva.
Em muitos casos, como o Wulingshan Eye Stone Spring, um spa localizado no Vale Wuling (China), a arquitetura não procura apenas integrar-se na natureza, mas também usá-la como um elemento-chave para criar uma atmosfera interior única de relaxamento e uma arquitetura que respeita e exalta o lugar.
Um spa vertical
O Wulingshan Eye Stone Spring é um spa de 560 m2 projetado pela Vector Architects para oferecer aos visitantes uma experiência imersiva num ambiente natural único. Localizado no coração de uma floresta na Montanha Wuling, na região de Aranya, este spa está rodeado por falésias escarpadas e florestas de choupos exuberantes.
O mais surpreendente do projeto é a verticalidade do edifício, acostumado a uma estrutura horizontal tradicional. Esta forma vertical em forma de torre maximiza o uso limitado do solo, evita o risco de inundações e oferece aos hóspedes vistas deslumbrantes enquanto relaxam.
Outro elemento-chave do projeto é a chamada técnica de "bush-hammering", que é aplicada às paredes de betão e resulta numa textura áspera, emulando a rugosidade das falésias circundantes e integrando, ainda mais se possível, o edifício com seu contexto natural.
A escolha de um acabamento escuro e opaco para o betão também reforça a ideia de que o edifício faz parte da paisagem, sem se destacar abruptamente. "Este design é inspirado num dispositivo mecânico, como um relógio de precisão, onde muitos detalhes e sistemas engenhosos estão escondidos em seu interior", explica o estúdio.
Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
Para poder comentar deves entrar na tua conta