
Seis maiores bancos têm 5,5 mil milhões de euros de imóveis para vender
Os bancos portugueses ainda estão a tentar escoar o “stock” de imóveis que têm em carteira, a maioria deles proveniente de famílias que entraram em incumprimento. No final de junho, Caixa Geral de Depósitos (CGD), BCP, Novo Banco, Santander Totta, BPI e Montepio Geral — os seis maiores bancos nacionais – tinham imóveis avaliados em mais de 5,5 mil milhões de euros.

... E ainda têm 3,5 mil milhões de euros em imóveis para vender
Os bancos estão a aproveitar o bom momento do imobiliário para vender os imóveis que têm em carteira. Santander, BCP, CGD, Montepio e BPI desfizeram-se no primeiro semestre de imóveis no valor de 192,3 milhões de euros. Restam-lhes ainda 3,5 mil milhões para vender.

Bancos dão nova vida a imóveis que têm em carteira de construtores falidos
Com a crise, que levou à falência centenas de empresas do setor da construção, os bancos, os principais credores, ficaram milhões de euros em imóveis inacabados que começam agora a entrar no mercado. A crescente procura de imóveis – todos os dias são vendidas em média 355 casas, segundo o INE – está a fazer com que os próprios bancos avancem diretamente com a promoção.

Vendidas 29 casas de bancos por dia em 2013
Os quatro maiores bancos portugueses – BES, BCP, Santander e CDG – conseguiram “desfazer-se”, no ano passado, de cerca de dez mil casas que tinham em carteira.