Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Vendidas 29 casas de bancos por dia em 2013

Trata-se de um aumento de 50% face ao ano anterior (2012).
Autor: Redação

Os quatro maiores bancos portugueses – BES, BCP, Santander e CDG – conseguiram “desfazer-se”, no ano passado, de cerca de dez mil casas que tinham em carteira. Ou seja, venderam, em média, 29 imóveis por dia, o que representa um aumento de 50% face a 2012.

De acordo com o Jornal de Negócios, o facto de os bancos estarem a conseguir escoar mais casas que estavam na sua posse deve-se, em parte, às condições de financiamento mais vantajosas oferecidas pelas respetivas habitações.

A publicação adianta que só o BES e o BCP venderam mais de 3.400 casas no ano passado. A estes dados somam-se cerca de dois mil da CGD e 1.545 do Santander Totta. Em causa estão imóveis que estavam na carteira dos bancos na sequência de incumprimentos das famílias e promotores imobiliários.

De referir que, segundo a Associação dos Profissionais e Empresas de Mediação Imobiliária de Portugal (APEMIP), foram transacionados 96,9 mil imóveis no ano passado. Ou seja, um em cada dez imóveis vendidos em 2013 estavam no balanço destes bancos.