Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

... E ainda têm 3,5 mil milhões de euros em imóveis para vender

matthaeus/Unsplash
matthaeus/Unsplash
Autor: Redação

Os bancos estão a aproveitar o bom momento do imobiliário para vender os imóveis que têm em carteira – a maioria proveniente de clientes em incumprimento. Santander, Millennium bcp, CGD, Montepio e BPI – os cinco maiores bancos do país – conseguiram desfazer-se nos primeiros seis meses do ano de imóveis no valor de 192,3 milhões de euros. Restam-lhes ainda 3,5 mil milhões para vender.

O Millennium bcp acumula o maior número de imóveis em carteira – conseguiu vender 2.189 na primeira metade do ano, mas ainda tem 1,664 milhões de euros à espera de comprador. A CGD tem 979 milhões para venda e o Montepio 400 milhões, segundo o Diário de Notícias.

Escoar o “stock” em carteira faz parte da estratégia da maioria das instituições. O Santander, por exemplo, quer desfazer-se de 5.000 imóveis até ao final do ano, tendo conseguir vender 400 milhões de euros em ativos nos primeiros seis meses. Ainda tem cerca de 370 milhões em espera.

Já o BPI alienou 220 imóveis entre janeiro e junho deste ano por 19 milhões de euros, mas ainda tem 68 milhões de euros em imóveis para vender.