Comentários: 0
Seis maiores bancos têm 5,5 mil milhões de euros de imóveis para vender
Georgios Kaleadis/Unsplash

Os bancos portugueses ainda estão a tentar escoar o “stock” de imóveis que têm em carteira, a maioria deles proveniente de famílias que entraram em incumprimento. No final de junho, Caixa Geral de Depósitos (CGD), BCP, Novo Banco, Santander Totta, BPI e Montepio Geral — os seis maiores bancos nacionais – tinham imóveis avaliados em mais de 5,5 mil milhões de euros.

Seis maiores bancos têm 5,5 mil milhões de euros de imóveis para vender
idealista/news

Mais de um terço desse valor pertence ao Novo Banco, cuja carteira estava avaliada no final do primeiro semestre em perto de dois mil milhões de euros, correspondentes a 35% do valor global, escreve o ECO. Segue-se o BCP, com uma carteira avaliada em 1.664 milhões de euros. Foi aquele que mais conseguiu reduzir o “stock” no primeiro semestre do ano, mais concretamente 118 milhões de euros.

O BPI conseguiu reduzir a carteira de imóveis 15%, cerca de 12,3 milhões, tendo agora 67,7 milhões em "stock". O Santander Totta conseguiu baixar 12%, cerca 15,4 milhões de euros, para 113 milhões, e o Montepio Geral 1%, nomeadamente 8,4 milhões de euros, reduzindo o peso da carteira para os 789 milhões de euros.

A CGD foi a única instituição que não conseguiu reduzir o “stock” na primeira metade do ano. Tinha em junho uma carteira avaliada em 976 milhões de euros, a terceira maior do universo destes seis bancos.

Ainda assim, e feitas as contas, o saldo global é positivo, uma vez que a carteira de imóveis dos seis bancos foi reduzida 147 milhões de euros, um montante que representa 2,6% face aos 5.680 milhões de euros que possuíam em dezembro do ano passado.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta