Casas com ar condicionado

Verão quente? Só 1 em cada 4 casas no mercado tem ar condicionado

Estamos em pleno verão e os termómetros já registam temperaturas elevadas. Mas a grande maioria das casas em Portugal não está preparada para lidar com os picos de calor e de frio, tendo, na sua maioria, baixa eficiência energética. E o que salta à vista é que também não estão equipadas com sistemas de ar condicionado para regular a temperatura ambiente. Isto porque apenas 25% das casas que estão no mercado em Portugal, para comprar e arrendar, têm ar condicionado, aponta estudo do idealista, o Marketplace imobiliário de Portugal.
Câmara do Porto comprou seis casas de um prédio devoluto

Câmara do Porto compra 6 casas e coloca-as para arrendamento acessível

A Câmara Municipal do Porto (CMP) comprou seis habitações de um prédio devoluto na Rua Central de Francos e vai agora proceder à sua reabilitação. O objetivo é que as casas estejam prontas a habitar até ao último trimestre deste ano, em regime de arrendamento acessível. Os imóveis em causa têm garagem e áreas que rondam os 100 m2, refere a autarquia. Trata-se de uma iniciativa que vai ao encontro dos objetivos do Governo traçados no pacote “Mais Habitação”. Recentemente, a CMP avançou com oito medidas que visam, sobretudo, baixar as rendas e aumentar a oferta de casas no mercado. 
Acesso à habitação em Portugal

Do 1º Direito à Porta 65: o que diz o Programa Nacional de Habitação?

O Programa Nacional de Habitação (PNH) proposto pelo Governo socialista de maioria absoluta obteve luz verde no Parlamento. O programa inclui um conjunto de 22 medidas para “salvaguardar o direito à habitação” e “garantir o acesso de todos a uma habitação adequada”.  E, para que isso seja possível, está previsto investir um total de 2.377 milhões de euros só para reforçar o parque público habitacional. O idealista/news analisou à lupa a proposta de lei aprovada e explica quais são as 22 medidas previstas no Programa Nacional de Habitação que vão ser colocadas em prática até 2026.