
Eurodeputados descartam regular preços das casas na UE
Os eurodeputados da comissão especial sobre a crise da habitação descartaram a possibilidade da União Europeia (UE) regular os preços das casas, já que cada país e cada cidade tem uma realidade diferente.

Maioria das famílias na UE vive em casa própria - em Portugal há mais
A maioria das pessoas na União Europeia (UE) vive em casa própria (69,1%) e apenas 30,9% arrendam a habitação, com Portugal acima da média de proprietários (77,8%) segundo dados relativos a 2022, divulgados pelo Eurostat na sexta-feira (dia 30 de novembro).
Entre os Estados-membros, a Roménia (94,8

Preço das casas à venda na UE desce 1,1% - a 1.ª queda desde 2014
O mercado imobiliário europeu está a ser posto à prova em 2023, perante um novo contexto de subida das taxas de juro e de elevada inflação, que tem arrefecido a procura de casas à venda, por conseguinte, os negócios. E este cenário já se reflete nos preços das casas para comprar: caíram 1,7% na Zona Euro e 1,1% na União Europeia (UE) no segundo trimestre de 2023 face ao período homólogo. Esta foi mesmo a primeira diminuição anual registada desde o primeiro trimestre de 2014. Também nove Estados-membros sentiram as casas para comprar a ficarem mais baratas neste período – mas Portugal não está na lista, tendo os preços subido 8,7%. Já o mercado de arrendamento na Europa tem estado dinâmico, levando ao aumento anual das rendas das casas em 3,0%.

Venda de casas cai na UE em 2022 – em Portugal desacelera (e muito)
A volatilidade e a incerteza instalaram-se no mercado residencial europeu na pandemia. Depois de um choque na venda de habitações em 2020 na maioria dos 27 Estados-membros da União Europeia (UE), em 2021 o mercado voltou a aquecer.

Licenças na construção caíram 5% na UE – mas Portugal é exceção
A construção já viu dias melhores no espaço europeu. Em 2022, foram atribuídas menos 5% de licenças para construir na União Europeia (UE) do que no ano anterior. E também as licenças para construir casas caíram 4% entre estes dois momentos, revela o Eurostat. Esta foi uma tendência sentida na maioria dos 27 países que compõem a UE, mas houve exceções. Em Portugal, as licenças subiram 3%.

Preço das casas desce 0,6% num ano
No quarto trimestre do ano passado, o preço das casas em Portugal subiu 1,4% face aos três meses anteriores (período entre julho e setembro), mas desceu 0,6% quando comparado com os últimos três meses de 2012. A diminuição homóloga é inferior à registada na média dos países da Zona Euro (-1,4%), mas superior à da União Europeia (UE) – preços desceram 0,1%.
Preço das casas em Portugal desce 2,9% num ano
Comprar casa em Portugal é mais barato que há um ano. Segundo dados do Eurostat, o preço das habitações no País diminuiu 2,9% no terceiro trimestre de 2013, face ao mesmo período de 2012.