Produção de cerveja na UE

Produção de cerveja em alta na UE: aproxima-se dos níveis pré-pandemia

Em 2022, os países da União Europeia (UE) produziram quase 34,3 mil milhões de litros de cerveja com álcool, tendo a quantidade aumentado face ao ano anterior – aproximando-se, também, dos valores registados antes da pandemia (34.700 milhões de litros em 2019). Foram ainda produzidos, no ano passado, 1,6 mil milhões de litros de cerveja com menos de 0,5% de álcool ou sem teor alcoólico, não havendo alterações em relação a 2021. Em causa estão dados divulgados recentemente pelo Eurostat, que não contemplam Portugal. 
Que países produzem mais cerveja na UE?

Que países produzem mais cerveja na UE?

A Alemanha continuou a ser, em 2020, o principal produtor de cerveja da União Europeia (UE), tendo produzindo 7,5 mil milhões de litros de cerveja com álcool, o que representa 24% da produção total da UE. Significa isto que uma em cada quatro cervejas produzidas na UE é alemã. Tal como em 2019, o pódio fica completo com Polónia e Espanha, que voltam a ocupar o segundo e terceiro lugares do ranking, respetivamente, com uma quota de 12% e 10%. 
Portugal é o país da UE onde beber álcool diariamente é mais frequente

Portugal é o país da UE onde beber álcool diariamente é mais frequente

Portugal é o país da União Europeia (EU) onde beber álcool diariamente é mais frequente. Segundo dados divulgados esta sexta-feira (6 de agosto de 2021), Dia Internacional da Cerveja, pelo Eurostat, um quinto (20,7%) da população consome álcool diariamente. Espanha (13%) e Itália (12,1%), por esta ordem, completam o pódio enquanto a Lituânia tem a menor percentagem (cerca de 1%) de população a consumir álcool diariamente.
A produção de cerveja na UE em 2019 à lupa – em Portugal foram quase 739 milhões de litros

A produção de cerveja na UE em 2019 à lupa – em Portugal foram quase 739 milhões de litros

Em 2019, os países da União Europeia (UE) produziram mais de 34.000 milhões de litros de cerveja com álcool, o que dá uma média de 77 litros por habitante. A lista é liderada pela Alemanha, que produziu 8.000 milhões de litros, o que representa 23% do total produzido na UE. Polónia e Espanha completam o pódio enquanto Portugal encontra-se na 11ª posição (quase 739 milhões de litros).
Radiografia do dia: Preço da cerveja na Europa

Radiografia do dia: Preço da cerveja na Europa

É na República Checa que se consome mais cerveja: um adulto bebe em média 149 litros por ano. Para isso talvez contribua o facto deste ser o país europeu onde uma caneca de meio litro de cerveja sai mais em conta: 0.84 euros. Em Portugal custa 1,92 euros e em França a módica quantia de 5,90 euros.