Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Portugal é o país da UE onde beber álcool diariamente é mais frequente

Dados do Eurostat mostram, no entanto, que Portugal não é dos países da UE onde há mais episódios de consumo excessivo de álcool.

Portugal é o país da UE onde beber álcool diariamente é mais frequente
Eurostat
Autor: Redação

Portugal é o país da União Europeia (EU) onde beber álcool diariamente é mais frequente. Segundo dados divulgados esta sexta-feira (6 de agosto de 2021), Dia Internacional da Cerveja, pelo Eurostat, um quinto (20,7%) da população consome álcool diariamente. Espanha (13%) e Itália (12,1%), por esta ordem, completam o pódio enquanto a Lituânia tem a menor percentagem (cerca de 1%) de população a consumir álcool diariamente.

Os dados do gabinete de estatísticas europeu permitem ainda concluir que, em 2019, 8,4% da população adulta da UE bebia álcool diariamente, 28,8% semanalmente e 22,8% mensalmente. Por outro lado, 26,2% das pessoas nunca consumiram ou não tinham consumido álcool nos últimos 12 meses.

Por género, os homens bebem mais álcool que as mulheres diariamente – 13% contra 4,1% –, sendo que os portugueses estão também no topo da lista, no que diz respeito à diferença de género no consumo de álcool por dia: 33,4% dos homens e 9,7%. 

De referir, no entanto, que os portugueses não estão entre os europeus com mais episódios de consumo excessivo de álcool (ingestão do equivalente a mais de 60 gramas de etanol puro numa só ocasião). Nesta “categoria”, a lista é liderada pela Dinamarca, país onde 38% dos adultos admite ter um episódio desses pelo menos uma vez por mês. Roménia (35%) e Luxemburgo (34%) completam, por esta ordem, o pódio, enquanto Portugal surge abaixo da média europeia (15%).