Confiança dos portugueses em alta

Confiança dos portugueses em alta – em máximos de fevereiro de 2022

O indicador de confiança dos consumidores prolongou em junho (-23,2) a trajetória ascendente iniciada em dezembro (-37,1), atingindo o valor máximo desde fevereiro de 2022, após ter registado em novembro o valor mais baixo desde o início da pandemia em abril de 2020, revelou esta quinta-feira (29 de junho de 2023) o Instituto Nacional de Estatística (INE).
Confiança dos portugueses em queda com a guerra

Guerra na Ucrânia abala (e muito) a confiança dos portugueses

“No contexto da guerra contra a Ucrânia, o indicador de confiança dos consumidores diminuiu acentuadamente em março, após ter aumentado nos dois meses anteriores, verificando-se a segunda maior redução da série face ao mês anterior, apenas superada pela diminuição registada em abril de 2020 no início da pandemia”. Os dados divulgados esta quarta-feira (30 de março de 2022) pelo Instituto Nacional de Estatísticas (INE) revelam que o índice de confiança dos consumidores recuou de -14,5 pontos em fevereiro para -34,1 pontos em março, o que representa uma queda de 19,7 pontos. 
Confiança dos consumidores e clima económico em queda

Confiança dos consumidores e clima económico caem com chegada do outono

O indicador de confiança dos consumidores diminuiu em outubro e novembro, após ter aumentado nos dois meses anteriores, e o indicador de clima económico, que tem tido um comportamento irregular desde julho, também diminuiu em novembro, divulgou esta segunda-feira (29 de novembro de 2021) o Instituto Nacional de Estatística (INE).

Confiança dos portugueses cresce para níveis nunca alcançados

A confiança dos portugueses subiu no segundo trimestre deste ano para níveis nunca antes alcançados, tendo o terrorismo sido a preocupação que mais cresceu face ao período homólogo. Em causa estão dados que constam no “Estudo Global de Confiança dos Consumidores”, realizado pela Nielsen.

Portugueses estão mais confiantes mas ainda gastam pouco

A recuperação da atividade económica tem contribuído para aumentar a confiança dos portugueses. Em junho, as expectativas económicas fixaram-se em -0,5 pontos, face aos -43 pontos verificados no mesmo mês do ano passado. Em maio, as perspetivas económicas foram para terreno positivo (5,5 pontos) e atingiram o maior valor desde março de 2000. Esta melhoria não é, no entanto, suficiente para que os portugueses se sintam à vontade para consumir.
portugueses confiam nas tecnologias mas desconfiam dos bancos

portugueses confiam nas tecnologias mas desconfiam dos bancos

a banca e os serviços financeiros são os sectores que inspiram menos confiança em portugal em 2013, no pólo oposto ao sector das tecnologias, o mais confiável, revela nesta terça-feira o barómetro da edelman trustsegundo o jornal público, que cita os dados do barómetro, os dois sectores que em portu