
O indicador de confiança dos consumidores renovou em julho “o valor máximo desde fevereiro” do ano passado (desde o início da guerra). Já o indicador de clima económico recuou após ter estabilizado em junho. Em causa estão dados divulgados recentemente pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).
“O indicador de confiança dos Consumidores prolongou a trajetória ascendente iniciada em dezembro, renovando em julho o valor máximo desde fevereiro de 2022, após ter registado em novembro o valor mais baixo desde o início da pandemia em abril de 2020”, lê-se no boletim do instituto.
Segundo o gabinete de estatísticas nacional, “o saldo das opiniões dos Consumidores sobre a evolução passada dos preços diminuiu nos últimos três meses, significativamente em maio e junho, afastando-se do patamar elevado em que se encontrava”.
No que diz respeito ao indicador de clima económico, diminuiu, em julho, após ter estabilizado em maio. De acordo com o instituto, os indicadores de confiança diminuíram na Indústria Transformadora, na Construção e Obras Públicas e nos Serviços, tendo aumentado no Comércio.
“O saldo das expectativas dos empresários sobre a evolução futura dos preços de venda na Indústria Transformadora diminuiu ligeiramente em julho, prolongando a trajetória marcadamente descendente iniciada em novembro e atingindo o valor mais baixo desde maio de 2020. Este saldo também diminuiu desde novembro no Comércio, atingindo em julho o nível mais baixo desde fevereiro de 2021. Por sua vez, na Construção e Obras Públicas, o saldo das perspetivas de preços praticados pela empresa nos próximos três meses estabilizou em julho, após ter diminuído entre fevereiro e junho, mantendo-se no nível mais baixo desde abril de 2021, e nos Serviços, verificou-se um aumento, após ter também diminuído desde fevereiro”, conclui o INE.
Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
Para poder comentar deves entrar na tua conta