
Gorduras do Estado aumentam quase mil milhões em oito anos
Apesar da “reforma do Estado”, dos cortes a fundo nos salários e do afastamento de milhares de funcionários públicos, as gorduras do Estado vão registar um aumento de quase mil milhões de euros em 2015 face a 2007, “o último ano antes da eclosão da Grande Recessão”. Em causa está um estudo publicado pelo Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (CESUC).
Tribunal de Contas conclui que reforma do Estado está aquém dos objetivos
Numa auditoria revelada nas últimas horas, o Tribunal de Contas (TC) considera que os objetivos fixados pelo Governo em 2011 não passaram de um projeto de intenções com impacto reduzido.

Empresas públicas com prejuízo de 731 milhões no primeiro semestre
Em apenas seis meses, entre janeiro e junho, as empresas públicas e o setor da saúde pioraram os resultados em mais de 600 milhões de euros face ao mesmo período do ano passado.
divulgadas hoje contas do estado até agosto
a direção-geral do orçamento divulga esta terça-feira os resultados da execução orçamental entre janeiro e agosto, com as contas das administrações públicas em contabilidade pública, fluxos de caixa, neste período.

impostos: nove em cada dez euros destinam-se a salários e prestações sociais
a entrada na união europeia ajudou portugal a alimentar mais a pesada e “despesista” máquina do estado. após os 25 anos de integração europeia, mais de nove em cada dez euros pagos pelos contribuintes portugueses em impostos são gastos em salários dos funcionários públicos e prestações sociais.
orçamento rectificativo sem folgas e de alto risco
a alteração ao orçamento que chega esta sexta-feira à assembleia da república não tem margem para acomodar quaisquer desvíos e a sua execução é de alto risco.

derrapagem nas receitas fiscais põe em causa cumprimento do défice
as despesas do estado com o pagamento dos salários dos funcionários públicos estão a cair mais que o previsto e as receitas fiscais na primeira metade do ano estão a recuar menos devido à recessão, colocando em causa o objectivo de 4,5% do défice para este ano.
edp: privatização foi mal contabilizada nas contas públicas
o tribunal de contas (tc) critica a maneira como o governo registou na dívida pública os 600 milhões de euros de receita conseguidos no ano passado com a privatização da edp.

governo apresenta melhoria de 1,750 mil milhões nas contas até março
o governo vai apresentar uma melhoria de cerca de 1,750 mil milhões de euros nas contas da administração central e segurança social na sua execução orçamental do primeiro trimestre deste ano quando comparado com o mesmo período de 2010, disse à agência lusa fonte governamental.