
As 10 recessões económicas mais severas ocorridas em Portugal num ano
Desde a queda da Monarquia, a economia portuguesa atravessou várias recessões, nuns casos de apenas um ano e noutros plurianuais. A crise mais severa em termos anuais foi… a mais recente: a provocada pela pandemia da Covid-19, que levou, em 2020, a uma quebra de 8,4% do Produto Interno Bruto (PIB) em termos reais. Esta é uma das conclusões a retirar do estudo “Crises da Economia Portuguesa: de 1910 a 2021”, realizado pelo Comité de datação dos ciclos económicos portugueses e publicado pela Fundação Francisco Manuel dos Santos.

Economia mundial vai crescer ao ritmo “mais fraco” em 20 anos, diz FMI
As previsões das principais instituições internacionais para a evolução da economia em 2023 não são animadoras. Isto porque admitem que o crescimento da economia mundial irá abrandar no próximo ano, em particular na Zona Euro, onde algumas das principais economias podem registar uma recessão económica. Uma destas instituições é o Fundo Monetário Internacional (FMI) que diz que o crescimento económico global será de 2,7% em 2023, o “mais fraco” dos últimos 20 anos. Já a economia da Zona Euro deverá crescer ainda menos, 0,5%. Resta saber se Portugal irá esquivar-se ou não à recessão económica.

portugal perde 535 empregos todos os dias
o instituto nacional de estatística (ine) confirmou que o produto interno bruto (pib) contraiu 3,8% no último trimestre do ano passado, tendo encolhido 3,2% no total de 2012.

radiografia do dia: evolução do pib nos países europeus
a economia da zona euro voltou a contrair no terceiro trimestre do ano, com o pib a cair 0,1% em relação ao segundo trimestre. já no que diz respeito ao conjunto dos 27 estados-membros da união europeia (ue), o pib aumentou 0,1%.

“troika” permite adiar limite do défice português por um ano (vídeo)
o ministro das finanças, vítor gaspar, revelou que o governo acordou com a “troika” reduzir o défice para menos de 3% em 2014.