
Cotadas em Bolsa com lucros recorde no primeiro semestre
As 13 empresas cotadas na Bolsa nacional (PSI) que já apresentaram resultados atingiram um resultado líquido conjunto de 3.015 milhões de euros entre janeiro e junho de 2024. Trata-se de um aumento de cerca de 27,5% face ao período homólogo.

SIGI Vila dos Números em vias de entrar na Bolsa de Lisboa
A Sociedade de Investimento e Gestão Imobiliária (SIGI) Vila dos Números vai passar a estar cotada em bolsa. A empresa, que foi fundada em 2010 e passou a deter o estatuto de SIGI em dezembro de 2022, tem como política de investimento a aquisição e o desenvolvimento de projetos de construção e reabilitação de edifícios para revenda ou arrendamento para comércio, serviços ou habitação, podendo também investir em prédios mistos ou rústicos.

Ações cotadas de empresas desvalorizaram-se em 5,7 mil milhões
Em setembro, o valor total de títulos emitidos por entidades residentes em Portugal era de 467 mil milhões de euros, menos 7,5 mil milhões de euros que no final do mês anterior, revelou esta quarta-feira (9 de novembro de 2022) o Banco de Portugal (BdP). “Para este resultado contribuíram essencialmente as desvalorizações ocorridas”, indica o regulador, adiantado que “as ações cotadas emitidas por empresas não financeiras e os títulos de dívida emitidos por administrações públicas desvalorizaram-se em 5,7 mil milhões e em 5,6 mil milhões de euros, respetivamente”.

Mais uma imobiliária espanhola cotada na Bolsa de Lisboa
Portugal continua a estar na mira das empresas espanholas do setor imobiliário, em várias frentes.

Quanto valem as principais empresas tecnológicas em bolsa?
O valor de mercado das maiores empresas de tecnologia do mundo chega a 9,9 biliões de euros (9,9 triliões de dólares), um montante que representa quase nove vezes o Produto Interno Bruto (PIB) de Espanha, por exemplo. A Apple é a empresa com maior valor em bolsa (2,7 biliões de euros), sendo seguida pela também norte-americana Microsoft (2,2 biliões de euros), segundo dados que constam no site companiesmarketcap.com.

PSI terá 15 cotadas e bolsa de Lisboa será uma das mais pequenas da UE
A saída de quatro cotadas do índice PSI coloca a bolsa de Lisboa entre as mais pequenas da União Europeia (UE), com 15 empresas, abaixo das 21 que em média integram os índices de referência das praças europeias, refere a BA&N. O novo índice PSI, que substitui o PSI20, perdeu a Novabase, Pharol, Ramada e Ibersol, entrando estas alterações em vigor em 21 de março.

PSI-20: cotadas em bolsa com lucros em 2021
Seis das 19 empresas do PSI-20 já apresentaram as suas contas de 2021. E a ver pela amostra foi um ano de lucros, apesar da pandemia da Covid-19. EDP Renováveis, Galp, Navigator, Semapa e Novabase viram o seu lucro crescer num ano, de 2020 para 2021, o que não aconteceu com a EDP. A elétrica continua a ser, no entanto, a empresa com melhores resultados líquidos: 657 milhões de euros.

SIGI: nova cotada do imobiliário oferece remuneração anual mínima de 4% aos investidores
Num momento em que muitas cotadas portuguesas cancelaram o pagamento de dividendos - devido à crise gerada pela pandemia da Covid-19 - o imobiliário abre a porta a um dos investimentos mais rentáveis no mercado de capitais nacional, com a entrada da primeira Sociedade de Investimento e Gestão Imobil

As empresas da bolsa de Lisboa mais “amigas” dos acionistas são…
A EDP, a Galp e o Santander são as empresas que em Portugal mais dividendos dão, em termos brutos, aos acionistas. Em 2018, a elétrica portuguesa distribuiu mais de 694 milhões de euros aos acionistas, a uma média de 0,190 euros por ação.

Que cotadas do PSI-20 vão pagar dividendos aos acionistas?
As cotadas do PSI-20 vão entregar mais lucros aos acionistas. Apesar dos lucros terem recuado, as empresas deverão entregar mais de 2,4 mil milhões de euros.