
Em setembro, o valor total de títulos emitidos por entidades residentes em Portugal era de 467 mil milhões de euros, menos 7,5 mil milhões de euros que no final do mês anterior, revelou esta quarta-feira (9 de novembro de 2022) o Banco de Portugal (BdP). “Para este resultado contribuíram essencialmente as desvalorizações ocorridas”, indica o regulador, adiantado que “as ações cotadas emitidas por empresas não financeiras e os títulos de dívida emitidos por administrações públicas desvalorizaram-se em 5,7 mil milhões e em 5,6 mil milhões de euros, respetivamente”.
No diz respeito às emissões de títulos, o BdP refere que “foram superiores às amortizações em 4,7 mil milhões de euros”. “As emissões de títulos de dívida superaram as amortizações em 5,1 mil milhões de euros e, em sentido inverso, as amortizações de ações superaram as emissões em 0,3 mil milhões de euros”, conclui o supervisor.
A entidade liderada por Mário Centeno diz ainda que o setor das empresas não financeiras foi o que mais contribuiu para os resultados verificados em setembro, “com as emissões de títulos a excederem as amortizações em 1,9 mil milhões de euros, seguido das administrações públicas e do setor financeiro, com 1,6 e 1,2 mil milhões de euros, respetivamente”.
Para poder comentar deves entrar na tua conta