consultar e reclamar deduções à coleta

IRS 2022: já é possível consultar e reclamar deduções à coleta

Já é possível consultar no Portal das Finanças a lista de todas as despesas que o Fisco irá contabilizar para fins de dedução à coleta de IRS, referentes a 2021. Os contribuintes devem consultar e verificar os valores, e reclamar se os montantes não estiverem corretos. O prazo termina no final do mês, a 31 de março de 2022.

IRS: divorciados impedidos de dividir o quociente familiar dos filhos

Um casal com filhos que opte pela tributação separada, divide os filhos ao meio no IRS. Já no caso de ser um casal separado de facto ou divorciado, em que há guarda partilhada dos filhos, os progenitores não podem dividir entre si todos os abatimentos: repartem as deduções à coleta, mas o quociente familiar só pode ser aproveitado por um deles, ou seja, um fica a perder dinheiro para o outro.
IMI: "Portugueses estão a pagar 1,2 milhões de euros a mais", diz bastonário da OTOC

IMI: "Portugueses estão a pagar 1,2 milhões de euros a mais", diz bastonário da OTOC

Aplaudindo a criação do coeficiente de localização na avaliação de imóveis, o bastonário da Ordem dos Técnicos Oficiais de Contas (OTOC) acusa, porém, o Governo de estar a cobrar IMI a mais e de não rever em baixa os custos da construção que contam para o valor dos impostos finais, estando assim a penalizar os proprietários. Queres saber o que tem mais a dizer este especialista em impostos sobre a área do imobiliário? Aqui tens a primeira parte da entrevista de Domingues de Azevedo ao idealista/news.