
IRS 2018: deduções com filhos vão poder ser partilhadas por pais separados
Os pais separados, a partir do próximo ano, já vão poder fazer deduções das despesas com os filhos de forma separada, quando apresentarem a declaração de rendimentos. As novas regras vão aplicar-se na liquidação do IRS em 2018, segundo as alterações legislativas publicadas esta segunda-feira em Diário da República.
Pais separados vão dividir despesas dos filhos no IRS até estes terem 25 anos
Os pais separados vão poder dividir as despesas dos dependentes até estes completarem 25 anos de idade e não apenas até aos 18, como sucede atualmente. Esta é uma das mudanças ao Código do IRS que estão a ser debatidas no Parlamento e que têm como objetivo alargar a todas as tipologias de guarda conjunta a possibilidade de os pais poderem dividir entre si as deduções dos dependentes.

Radiografia do dia: Portugal é um dos países do mundo onde há mais divórcios
A frase “até que a morte nos separe” está a perder força na atualidade, já que há cada vez menos casais a envelhecer juntos. É na Bélgica que a taxa de divórcios é mais elevada, ronda os 70%. Ou seja, apenas três em sete casas ficam unidos até que ao final das suas vidas. Seguem-se Portugal, Espanha, Luxemburgo, Rep. Checa e Hungria, com taxas de divórcio também superiores a 60%.