Índice de Perceção da Corrupção

Portugal em queda no Índice de Perceção da Corrupção

Portugal regista uma tendência de queda no Índice de Perceção da Corrupção, em linha com a Europa, e mesmo não podendo estabelecer um “nexo de causalidade”, a Transparência Internacional Portugal (TIP) aponta, pelo menos, “uma correlação” com o populismo crescente. Esta análise coloca Portugal na 48.ª posição, abaixo do 43.º lugar registado em 2024.

Bancos em Portugal terão de criar "almofadas" extra de capital até 2019

Os maiores bancos a operar em Portugal vão ter de constituir uma reserva adicional de fundos próprios ao londo dos próximos três anos, no âmbito de um regime transitório atribuído pelo Banco de Portugal. A maior exigência é feita à CGD, que será obrigada a criar uma "almofada" equivalente a 600 milhões de euros, metade da qual até ao início de 2018 e o restante até um ano depois.

FMI traça mau cenário para economia portuguesa

O Fundo Monetário Internacional (FMI) acaba de piorar as projeções orçamentais de Portugal, esperando que o défice seja de 2,9% este ano e que a dívida fique nos 127,9%, mantendo-se acima dos 120% até 2021. Estes cenários são mais pessimistas do que os do Governo, que antecipa que o rácio da dívida sobre o PIB seja de 127,7% no final de 2016.
Pierre Moscovici, comissário europeu dos Assuntos Económicos, está preocupado com Portugal

Bruxelas quer mesmo plano B do Governo de Costa e comissário Moscovici está hoje em Lisboa para pressionar

Portugal continua com desequilíbrios macroeconómicos excessivos. Este foi o alerta reiterado por Bruxelas, esta terça-feira. Com o objetivo de tentar resolver a situação e evitar que a crise volte a agudizar-se no país, a Comissão Europeia quer mesmo um plano B de novas medidas orçamentais por parte do Governo de Portugal. Para garantir que isso acontece, Pierre Moscovici, comissário europeu dos Assuntos Económicos está hoje em Lisboa para se reunir com o ministro das Finanças e com o primeiro-ministro.

Portugal "é uma bolha" que pode rebentar em breve, antecipa Varoufakis

O antigo e mítico líder das Finanças gregas, Yanis Varoufakis, continua a ser uma voz ativa sobre a economia internacional, que faz eco no panorama internacional. Apontando mais uma vez fortes críticas às principais autoridades políticas e económicas da Europa, o político helénico avisa que o "desempenho económico Grécia vai continuar a cair" e que Portugal é "uma bolha" que pode rebentar em breve.
radiografia do dia: previsões económicas para portugal

radiografia do dia: previsões económicas para portugal

 fonte: dinheiro vivoao que tudo indica, este ano, a recessão económica em portugal será pior que o previsto. o gráfico em cima revelas as previsões económicas das cinco principais instituições financeiras: o ministério das finanças, o banco de portugal, a comissão europeia, o fmi e a ocde.