Lay-off simplificado: trabalhadores podem mesmo tirar férias

Lay-off simplificado: trabalhadores podem mesmo tirar férias

Dúvidas houvesse, estão desfeitas. Segundo a Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT) e a Direção-Geral do Emprego e das Relações de Trabalho (DGERT), os trabalhadores em lay-off podem mesmo tirar férias, tendo direito ao pagamento do subsídio de férias "normal", além do salário com os cortes previstos no regime em causa.
Grandes empresas preferem manter funcionários a trabalhar de casa

Grandes empresas preferem manter funcionários a trabalhar de casa

Apesar de o teletrabalho já não ser obrigatório desde 1 de junho de 2020, as empresas continuam a preferir manter os funcionários em trabalho remoto. Segundo o "Inquérito Rápido e Excecional às Empresas", realizado pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) e Banco de Portugal (BdP), na primeira quinzena de junho quase metade das empresas tinha pessoas em teletrabalho. O recurso a este regime continua a ser adotado, sobretudo, pelas grandes empresas: 87% indicou manter os colaboradores em casa.

governo quer despedir trabalhadores menos produtivos

o governo vai propor hoje aos parceiros sociais a alteração do conceito de despedimento com justa causa, introduzindo a possibilidade de o trabalhador ser despedido por não cumprir os seus objetivos ou ser menos produtivosegundo o expresso, na proposta enviada aos parceiros sociais, que servirá de b