
IRS: empresas já estão a aplicar as novas tabelas de retenção na fonte
As empresas que processarem salários a partir desta sexta-feira (1 de agosto de 2025) têm de aplicar as novas tabelas de retenção na fonte do IRS fixadas pelo Governo, com taxas mais baixas do que nos primeiros sete meses do ano.

Grupo britânico Arrow entra no capital da construtora Transfor
A construtora portuguesa Transfor aliou-se ao Grupo Arrow Global Portugal numa parceria estratégica que marca o início de uma nova fase de crescimento e diversificação. A operação, liderada pela Restart Capital, empresa de private equity do grupo britânico, envolve a entrada da Arrow no capital da Transfor e visa consolidar a empresa como um dos principais nomes da construção em Portugal.

Escritórios em Lisboa: TP ocupa um piso no Oriente Green Campus
A TP em Portugal, subsidiária da multinacional líder mundial em serviços de outsourcing e soluções digitais, vai instalar a sua operação num único piso do Oriente Green Campus, em Lisboa. A operação, com cerca de 6.500 metros quadrados (m2), representa uma das maiores ocupações de escritórios em Lisboa em 2025. Situado junto ao Parque das Nações, o Oriente Green Campus distingue-se no mercado imobiliário por ter obtido o estatuto Triple Platinum, graças às certificações LEED, WELL e WiredScore.

Quem tem direito a 25 dias de férias? Descobre o que diz a lei
Um novo ano começou e muitas empresas já começaram a pedir os mapas de férias. Para saber quantos dias de descanso podes marcar, importa saber quantos dias de férias tens direito. Nos últimos tempos, surgiu a possibilidade dos trabalhadores em Portugal terem de novo direito a 25 dias de fé

Recrutamento: IA está a mudar “regras do jogo” no mercado de trabalho
Pandemia, teletrabalho, regime híbrido, regresso aos escritórios, sustentabilidade, eficiência energética, digitalização, Inteligência Artificial (IA). É caso para dizer que tudo sofreu mudanças com o súbito aparecimento da Covid-19, nomeadamente a relação entre empresas e trabalhadores, a par das dinâmicas entre colegas, mantidas muitas vezes à distância de um clique. Agora, cinco anos depois do uso obrigatório de máscaras e de confinamentos e desconfinamentos, as companhias, atentas ao novo ‘modus operandi’ e à evolução da tecnologia, estão a mudar as “regras do jogo”, muito além do que diz respeito à gestão dos tempos e espaços dos escritórios. E a IA entrou em força no mercado laboral e nos processos de recrutamento.

Escritórios em Lisboa: edifício Malhoa 12 já aceita arrendamentos
O edifício que foi um dia a sede da Autoridade Nacional de Comunicações (ANACOM) está a ser reabilitado, uma obra que deverá estar concluída até ao final de 2025.

Ocupação de escritórios acelera em Lisboa e Porto
Entre janeiro e novembro de 2024, os mercados de escritórios em Lisboa e no Porto “registaram desempenhos excecionais”, revela em comunicado a consultora imobiliária Savills, salientando que o volume de ocupação de espaços acelerou face ao período homólogo, tendo-se registado “crescimentos recorde” e atingido “novos máximos”.

Regresso aos escritórios ganha força e espaços são mais eficientes
Ainda que aparentemente o modelo híbrido tenha vindo para ficar, nos últimos dois anos o escritório voltou a assumir um papel central no trabalho. Esta é uma das conclusões a retirar do estudo “Future of Work Survey”, realizado pela JLL. Segundo o mesmo, há sinais de otimismo no mercado imobiliário corporativo (CRE), com dois terços dos líderes empresariais globais a prever o reforço do investimento no setor, de forma a tornar os espaços mais eficientes e a atrair trabalhadores.

Maioria das empresas europeias tem problemas em pagar aos fornecedores
Cada vez mais empresas em Portugal têm problemas em pagar atempadamente aos fornecedores. De acordo com um estudo da Intrum, um fornecedor líder de serviços de crédito e gestão de ativos com presença em 20 países europeus, 67% das empresas nacionais reconhecem que têm dificuldades em assumir os seus compromissos de pagamento devido à incerteza económica. Trata-se de um valor que supera o verificado na média europeia (59%)

Governo aprova IRC mínimo de 15% para multinacionais
O Governo aprovou esta quinta-feira em Conselho de Ministros um regime para que as multinacionais que operam no país estejam sujeitas uma taxa mínima de 15% de IRC, adiantou o ministro da Presidência, Leitão Amaro.

Escritórios em zonas prime: rendas aumentam 3% num ano
As rendas dos escritórios prime aumentaram 3% num ano – entre o segundo trimestre de 2023 e o mesmo período de 2024 – em algumas das maiores cidades do mundo. Já os custos efetivos líquidos "all-in" dos inquilinos (renda mais custos de adaptação) aumentaram 3,8%, isto “à medida que se mantém a tendência estrutural para a procura de espaços de escritório premium de alta qualidade”. Esta é uma das conclusões a retirar do relatório da Savills “Prime Office Costs”, que contempla 35 cidades (nenhuma portuguesa).

As 100 marcas portuguesas mais valiosas em 2024 são…
A EDP volta a ser em 2024 a marca portuguesa mais valiosa, algo que ocorre “consistentemente há vários anos”, refere a consultora OnStrategy, que publicou recentemente o Top 100 das marcas portuguesas mais valiosas em 2024. Galp Energia e Jerónimo Martins ocupam o segundo e terceiro lugares do ranking, respetivamente.

Ocupação de escritórios em Lisboa e Porto já supera todo o ano de 2023
O segmento de escritórios, um dos mais afetados pela pandemia da Covid-19, que levou muitas empresas e pessoas a optar pelo teletrabalho ou pelo regime híbrido, está a dar sinais de recuperação este ano. Pelo menos em Lisboa e no Porto. Na capital, foram ocupados 119.000 metros quadrados (m2) apenas nos primeiros cinco meses do ano. Trata-se de um volume de absorção 6% superior face ao registado em todo o ano passado (112.500 m2). No Porto, foram ocupados 27.500 m2, mais 36% que no período homólogo. Em causa estão dados que constam no recente relatório mensal Office Flashpoint da JLL.

Escritórios em Lisboa: até 4.000 pessoas ocuparão o moderno ALLO
O ALLO - Alcântara Lisbon Offices, o novo e inovador projeto de escritórios localizado em Alcântara, em Lisboa – tem como ocupantes empresas como a Galp, a EY e a Cloudflare –, terá uma ocupação total de aproximadamente 3.000 a 4.000 pessoas. Trata-se de um projeto desenvolvido pela Bedrock Capital Partners que será gerido pela CBRE.

Escritórios em Lisboa: mercado recupera e volta a níveis pré-pandemia
Há boas notícias no segmento de escritórios em Lisboa, tendo o primeiro trimestre ficado marcado por um crescimento significativo da absorção de espaços, que ascendeu a 76.131 metros quadrados (m2). “Vermos o mercado a recuperar novamente e a voltar aos valores pré-pandemia deixa-nos confiantes em relação ao restante ano de 2024”, indica em comunicado Bernardo Zammit e Vasconcelos, Head of Agency da Worx Real Estate Consultants.

Ocupação de escritórios desacelera em Lisboa e Porto em 2023
No final de 2023, o mercado de escritórios de Lisboa somou um volume de absorção de 112.474 metros quadrados (m2), o que representa uma quebra de 59% face ao ano anterior. Uma descida que está “em linha com o que foi observado noutros mercados europeus de escritórios”, indica a Savills. Também no Porto se verificou um abrandamento: registou-se um volume de absorção total de 50.048 m2, que se traduz numa descida de 14% em termos homólogos. “Ainda assim, a cidade Invicta manteve um nível de atividade resiliente, contabilizando 64 operações, 12 das quais com áreas acima dos 1.000 m2”, conclui a consultora.

Recorde de empresas criadas em 2023 – mas imobiliário perde força
Nunca “nasceram” tantas empresas em Portugal como no ano passado, tendo sido criadas 51.320 empresas – foi ultrapassada pela primeira vez a fasquia das 50.000. Em alta estão companhias relacionadas com o setor da construção, o mesmo não acontecendo com as que integram o setor das atividades imobiliárias, que recuaram 17% face a 2022 (-987 constituições). Em causa estão dados divulgados pela Informa D&B.

Cais 5 - 6.000 m2 de escritórios junto ao Tejo à procura de inquilinos
Vai nascer na zona ribeirinha de Lisboa um moderno edifício de escritórios. O Cais 5, como se chama, conta com 6.000 metros quadrados (m2), distribuídos por sete pisos e mais de 1.100 m2 de áreas exteriores, que incluem um rooftop com vista 360º para o rio Tejo e para a cidade de Lisboa. Trata-se de um imóvel que está a sofrer “obras de remodelação totais” e que chegará ao mercado dentro de um ano, sendo o único disponível com estas características na zona do Cais do Sodré, diz em comunicado a CBRE, responsável pela comercialização do imóvel.

Há margem para aumentar salários em Portugal, diz comissário europeu
Será que há margem para aumentar os salários em Portugal? “Em alguns setores em que a procura foi especialmente forte e houve níveis extraordinários de lucros, isso pode permitir ao setor privado e sindicatos encontrarem margem de manobra para aumentar o poder de compra” dos trabalhadores, disse Paolo Gentiloni, comissário europeu da Economia, em Lisboa. Paralelamente, Portugal é dos países no mundo onde há mais empresas a dizer que têm dificuldade em contratar pessoas, sendo o facto de os salários serem baixos um dos motivos para haver falta de trabalhadores em certas áreas.

Renovar escritórios é tendência: em Lisboa custa 1.593 euros por m2
São muitas as empresas que estão a apostar e a investir na renovação dos escritórios, uma tendência que ganhou força no pós-pandemia com a transição, muitas vezes, para modelos de trabalho híbridos. Mas quanto custa, afinal, dar nova vida a um escritório? Em Lisboa, um ‘fit out’ “chave na mão” custa 1.593 euros por metro quadrado (m2), incluindo mobiliário, áudio visual, honorários profissionais e contingência sobre os custos totais associados a um potencial projeto de 'fit out' interno.

Agenda do Trabalho Digno: alterações entram em vigor a 1 de maio
As alterações ao Código do Trabalho e a outros diplomas, no âmbito da Agenda do Trabalho Digno, foram esta segunda-feira, dia 3 de abril, publicadas em Diário da República. E vão entrar em vigor já no próximo dia 1 de maio, segundo um comunicado do Ministério do Trabalho. Há novidades em relação ao teletrabalho, baixas médias, contratos de trabalho temporários e direitos dos jovens.

Escritórios: porque é que os clientes híbridos pensam fora da caixa
À medida que as empresas se afastam dos espaços de escritórios amplos e antiquados e gravitam em direção a espaços de trabalho flexíveis, vão surgindo novas oportunidades para os proprietários comerciais.

Alterações nas startups: conceito muda e deixa de fora imobiliárias
O Governo aprovou, em Conselho de Ministros, uma proposta de lei a submeter à Assembleia da República (AR) que define, pela primeira vez, o conceito legal de startup e scaleup, bem como o seu processo de reconhecimento. Com esta proposta, refere o Executivo, “promove-se o ecossistema nacional de empreendedorismo e a definição de políticas específicas de investimento”. Mas nem todas as empresas estão abrangidas pelas novas regras de tributação e incentivos fiscais para startups. É o caso, por exemplo, das ligadas ao setor imobiliário.

ERC procura imóvel para arrendar em Lisboa com mais de 2.000 m2
A Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) está à procura de um novo imóvel para arrendar em Lisboa para instalar a sua sede, revelou em comunicado a empresa, adiantando que está recetiva a receber propostas – através do email info@erc.pt – até ao dia 29 de dezembro de 2022.

Escritórios em alta em Lisboa e Porto no pós-pandemia
O mercado de escritórios está em alta em Lisboa e no Porto em 2022, dando boa resposta à pandemia da Covid-19, que paralisou um pouco este segmento do mercado imobiliário, com o teletrabalho a ganhar força. No caso da capital foi mesmo batido um “recorde histórico”, refere a consultora Savills, adiantando que se registou, entre janeiro e novembro, um volume de absorção acumulado de aproximadamente 260.000 metros quadrados (m2), num total de 186 operações.