Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Empresas ativas

Últimas notícias sobre "Empresas ativas" publicadas em idealista.pt/news

Grupo belga VGP compra terreno em Sintra onde vai construir um parque empresarial

O grupo belga VGP, que está cotado na Euronext de Bruxelas e que detém 77 parques semi-industriais e logísticos em 12 países europeus, comprou um terreno com mais de 27.000 metros quadrados (m2) em São Pedro de Penaferrim, Mem Martins, concelho de Sintra, onde pretende construir um parque empresarial, denominado VGP Park Sintra. Em causa está um investimento de cerca de 12 milhões de euros.

Notícia sobre:

Travão a fundo na ocupação de escritórios em Lisboa e Porto em 2020

É mais um dos “danos colaterais” provocados pela pandemia da Covid-19. Falamos do travão a fundo no mercado de escritórios, que terminou 2020 com queda de atividade em Lisboa e Porto: a ocupação foi de 142.000 metros quadrados (m2) na capital, menos 27% que em 2019 (cerca de 194.000 m2), e de 54.000 m2 na Invicta, menos 17% face ao ano anterior (cerca de 65.000 m2). Em causa estão dados que constam no último Office Flashpoint da JLL.

Notícia sobre:

Há dois edifícios de escritórios em Alfragide (“às portas” de Lisboa) à procura de inquilinos

O edifício Estrada de Alfragide e o edifício Prime, ambos em Alfragide, “às portas” de Lisboa, estão à procura de inquilinos, sendo que oferecem áreas que variam entre 170 e 1.400 metros quadrasdos (m2). São ambos geridos pela Refundos, estando a comercialização a cargo das consultoras imobiliárias Worx e B. Prime.

Notícia sobre:

Mercado de escritórios de Lisboa a recuperar, mas ocupação anual recua 29% face a 2019

O mercado de escritórios de Lisboa está a sentir os efeitos da crise pandémica, tendo sido ocupados nos dez primeiros meses do ano 114.027 metros quadrados (m2), num total de 76 operações e uma área média de 1.500 m2. Uma taxa de absorção 29% abaixo da verificada no mesmo período do ano passado. Em outubro, no entanto, registou-se uma evolução mensal positiva, com um ‘take-up’ de 11.986 m2 – foram concluídas cinco operações, das quais três com áreas superiores a 2.000 m2.

Notícia sobre:

Ocupação de escritórios está dinâmica no Porto e a abrandar em Lisboa

O mercado de escritórios está a reagir à pandemia da Covid-19 de forma distinta em Lisboa e no Porto: em setembro foram ocupados 8.070 metros quadrados (m2) na Invicta – um dos melhores meses do ano – enquanto na capital foram apenas tomados 4.642 m2. No acumulado do ano, o mercado do Porto está 28% acima de 2019, com 38.650 m2 ocupados entre janeiro e setembro. Em Lisboa, pelo contrário, a atividade decresceu 30% em termos homólogos, tendo sido ocupados apenas 102.041 m2 até setembro. 

Notícia sobre:

Flexibilidade laboral vira moda no pós-pandemia: 92% dos líderes nacionais perspetiva este cenário

A pandemia da Covid-19 “obrigou” muitos portugueses a trabalhar a partir de casa, um cenário que parece ter vindo para ficar, com a flexibilidade laboral a ganhar força nos últimos tempos. E tudo indica que se deverá manter no futuro. Os números são reveladores desta tendência: em 2019, apenas 15% das empresas em Portugal indicava ter um regime flexível, bem menos que os 86% registados este ano. E mais: 92% dos líderes nacionais preveem a permanência deste modelo na fase pós-pandemia. Estas são algumas das conclusões de um estudo realizado pela Microsoft com a Boston Consulting Group e a KRC Research, realizado em 15 países europeus, incluindo Portugal.

Notícia sobre:

Novo edifício sede da Miniclip no Taguspark vai custar 11 milhões

A empresa de jogos online Miniclip vai ter uma nova sede no Taguspark, em Oeiras. O edifício, batizado como "Simulador II", já está em construção e deverá ficar concluído em finais do próximo ano. "Trata-se de mais um marco na nova fase de desenvolvimento deste espaço, que contempla ainda a regeneração do edificado existente para infraestruturas do século XXI”.

Notícia sobre:

Impostos sobre empresas: cobradas mais de 4.300 taxas – Portugal em 11º lugar na UE

Em nove anos, entre 2008 e 2017, Portugal subiu da 16ª para a 11ª posição entre os Estados-Membros da União Europeia (UE) em matéria de peso dos impostos no volume de negócios das empresas, representando atualmente (em 2017) 20%. Ao todo, Portugal cobra a empresas mais de 4.300 taxas. Estas são algumas das conclusões de um estudo realizado pelas consultoras EY e Sérvulo para a Confederação Empresarial de Portugal (CIP), que é apresentado publicamente esta terça-feira (6 de outubro de 2020).

Notícia sobre:

Horários de trabalho desfasados nas empresas: tudo sobre as novas regras

Já foi publicado o diploma do Governo que obriga as empresas com locais de trabalho com 50 ou mais trabalhadores a desfasar os horários de entrada e saída, "garantindo intervalos mínimos de trinta minutos até ao limite de uma hora entre grupos de trabalhadores" – trata-se de uma medida que pretende minimizar riscos e prevenir novos contágios no âmbito da pandemia da Covid-19. O decreto-lei, em vigor até 31 de março de 2021, define as novas regras e as várias exceções, e o idealista/news decidiu preparar um guia explicativo sobre o tema.

Notícia sobre:

Ter o próprio negócio, sim ou não? Quase 40% dos portugueses gostava...

A generalidade dos portugueses “vê com bons olhos” a possibilidade de ter um negócio próprio. Quando questionados sobre de gostavam de um dia ter o seu próprio negócio, 3 milhões e 352 mil portugueses responderam de forma positiva (“Concordo”), um valor que representa 39,1% dos residentes no Continente com 15 e mais anos. Em causa está um estudo da Marktest com dados relativos ao mês de julho de 2020, já em plena pandemida da Covid-19. 

Notícia sobre: