Estudo conclui que quase metade (44%) das empresas quer que os colaboradores estejam no local de trabalho cinco dias por semana.
Comentários: 0
Regresso aos escritórios
Foto de Campaign Creators na Unsplash

Ainda que aparentemente o modelo híbrido tenha vindo para ficar, nos últimos dois anos o escritório voltou a assumir um papel central no trabalho. Esta é uma das conclusões a retirar do estudo “Future of Work Survey”, realizado pela JLL. Segundo o mesmo, há sinais de otimismo no mercado imobiliário corporativo (CRE), com dois terços dos líderes empresariais globais a prever o reforço do investimento no setor, de forma a tornar os espaços mais eficientes e a atrair trabalhadores. 

“O crescimento das receitas através da expansão e de fusões e aquisições (57%), a atração e a retenção de talento (53%) e majorar a eficiência organizacional (54%) encabeçam as prioridades dos líderes empresariais para os próximos cinco anos. Além disso, 64% dos líderes esperam aumentar e reequilibrar o número de colaboradores até 2030, numa tentativa de recrutar as competências certas para o futuro”, refere em comunicado a JLL, indicando que o estudo foi realizado a partir de inquéritos a 2.300 líderes empresariais globais.

O relatório conclui ainda, por exemplo, que “para equilibrar o crescimento das receitas através da captação de talentos com o aumento da eficiência operacional, os líderes terão de reavaliar o papel dos escritórios enquanto espaços que permitam aos colaboradores alcançar o seu melhor desempenho”.  

Destaque para o facto de mais de metade dos líderes estarem a planear expandir a área total ocupada pelas suas organizações nos próximos cinco anos. E mais: quase metade (44%) das empresas são consideradas “defensoras do escritório”, pretendendo que os colaboradores estejam no local de trabalho cinco dias por semana – um aumento em relação ao ano de 2022 (34%). Atualmente, 85% das empresas inquiridas adotam uma política que exige pelo menos três dias de presença no escritório por semana. 

O desafio passa por tornar os espaços de escritórios mais atrativos e acessíveis, de forma a atender “às necessidades de diferentes gerações, culturas e perfis de neuro-diversidade”. 

Regresso aos escritórios
JLL

“Mercado de trabalho está a passar por uma transformação significativa a nível global”

Citado na nota, Caetano de Bragança, Head of Consulting JLL, considera que “o mercado de trabalho está a passar por uma transformação significativa a nível global, impactado pelo reforço da tendência da obrigatoriedade do trabalho presencial”. 

"A maioria (62%) das organizações prevê um aumento na utilização dos espaços de trabalho, acreditando que o regresso aos escritórios impacta o crescimento do negócio e a eficiência organizacional; enquanto 44% dos líderes inquiridos se assumem ‘defensores do escritório’ e revelando que gostariam de ter os seus colaboradores cinco dias por semana nos escritórios"
Caetano de Bragança, Head of Consulting JLL

“A maioria (62%) das organizações prevê um aumento na utilização dos espaços de trabalho, acreditando que o regresso aos escritórios impacta o crescimento do negócio e a eficiência organizacional; enquanto 44% dos líderes inquiridos se assumem ‘defensores do escritório’ e revelando que gostariam de ter os seus colaboradores cinco dias por semana nos escritórios. Este é um movimento complexo, que também verificamos em Portugal, e que não agrada a muitos colaboradores, no qual modelos híbridos cada vez menos flexíveis coexistem com modelos presenciais, variando conforme a região, a dimensão e o setor da organização”, acrescenta.  

Apoiando-se no estudo, Caetano de Bragança refere que face a 2022 há atualmente “uma melhor utilização dos espaços de trabalho”, bem como “uma preocupação cada vez maior dos líderes relativamente à forma como estes incorporam e respeitam os aspetos relativos à diversidade, equidade e inclusão”. 

“(…) É cada vez mais importante o desenvolvimento de espaços flexíveis e adaptáveis, à medida de cada organização, com o bem-estar do utilizador no centro da equação; com o escritório a assumir-se como uma ferramenta para garantir a competitividade num mundo de trabalho em rápida transformação”, conclui. 

Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta