Fundos de investimento imobiliário

Fundos imobiliários: crescimento traz riscos financeiros, alerta BCE

Hoje, o cenário financeiro continua repleto de incerteza dado o recente colapso de dois bancos nos EUA que logo se fez sentir na Europa. Apesar de os decisores políticos terem tomados medidas para mitigar os riscos para a estabilidade financeira mundial, a verdade é que continua a haver ameaças. O Banco Central Europeu (BCE) está preocupado com o rápido crescimento dos fundos de investimento imobiliário na Zona Euro, considerando que a sua interdependência com o mercado imobiliário comercial traz riscos para o equilíbrio financeiro da Europa.
Investir em criptomoedas

Criptomoedas “não valem nada” e têm de ser reguladas, diz Lagarde

Num momento em que se assiste ao “crash” das criptomoedas, a presidente do Banco Central Europeu (BCE) veio uma vez mais vincar a sua posição sobre o mercado de moedas virtuais: “A minha avaliação é que não valem nada, não se baseiam em nada, e não há nenhum ativo subjacente que funcione como uma âncora de segurança", disse Christine Lagarde. Por tudo isto, o BCE quer agilizar a regulamentação do mercado das criptomoedas no espaço europeu, até porque apresenta “riscos à estabilidade financeira”.
Sabes para que serve a política monetária? O BdP explica (com vídeo)

Sabes para que serve a política monetária? O BdP explica (com vídeo)

O objetivo primordial da política monetária da área do euro é a manutenção da estabilidade de preços, ou seja, a manutenção do poder de compra da moeda. Mas porque é que a estabilidade é tão importante? Como é que o Eurosistema mantém os preços estáveis e como são tomadas as decisões? O Banco de Portugal divulgou um vídeo onde dá resposta a esta e outras perguntas.

ocde reforça segurança para travar crise da dívida soberana

na sua "avaliação económica da zona euro", divulgada esta terça-feira em bruxelas, a ocde (organização para a cooperação e desenvolvimento económico) defende ser necessário uma "ação imediata para assegurar uma disponibilidade suficiente e em larga escala de um 'firewall' que trave a dinâmica" da cr