Incerteza na atividade dos fundos de investimento tem implicações nos preços nos mercados imobiliários residenciais, indicam.
Comentários: 0
Fundos de investimento imobiliário
Foto de Karolina Grabowska no Pexels

Hoje, o cenário financeiro continua repleto de incerteza dado o recente colapso de dois bancos nos EUA que logo se fez sentir na Europa. Apesar de os decisores políticos terem tomado medidas para mitigar os riscos para a estabilidade financeira mundial, a verdade é que continua a haver ameaças. O Banco Central Europeu (BCE) está preocupado com o rápido crescimento dos fundos de investimento imobiliário na Zona Euro, considerando que a sua interdependência com o mercado imobiliário comercial traz riscos para o equilíbrio financeiro da Europa.

“Na última década, o segmento dos fundos de investimento imobiliário (FII) cresceu significativamente e agora representa 40% dos mercados imobiliários comerciais da área do euro. Isso significa que os desenvolvimentos do mercado imobiliário e dos fundos de investimento imobiliário tornaram-se cada vez mais interdependentes”, começa por explicar o artigo do BCE, dando nota que estes fundos estão ainda expostos ao “risco de liquidez porque oferecem resgates frequentes”.  Em Portugal, os ativos imobiliários dos FII representam mais de 30% do valor do mercado nacional dos imóveis comerciais.

Mas porque é que o crescimento dos FII - que são um importante instrumento de diversificação de investimento - pode trazer riscos para o sistema financeiro? “Uma eventual instabilidade no segmento dos fundos de investimento imobiliário poderia ter implicações sistémicas nos mercados imobiliários comerciais, trazendo riscos para a estabilidade do sistema financeiro como um todo (devido à exposição direta das instituições financeiras aos imóveis comerciais) e da economia real (por exemplo, devido aos efeitos sobre os empréstimos)”, lê-se ainda no artigo assinado pelos especialistas do BCE  Pierce Daly, Lennart Dekker, Seán O’Sullivan, Ellen Ryan e Michael Wedow.

Além disso, a incerteza na atividade destes fundos de investimento tem ainda implicações nos preços nos mercados imobiliários residenciais. “Isto é particularmente relevante dada a deterioração das perspetivas nos mercados imobiliários”, referem os autores. “Existem sinais claros de vulnerabilidade nos mercados imobiliários, incluindo a diminuição da liquidez do mercado e as correções de preços, impulsionadas em grande parte pela incerteza nas perspetivas macrofinanceiras e pelo aperto monetário”, explicam ainda.

Perante estas preocupações, os especialistas do BCE sugerem que os “FIIs devem estar sujeitos a um quadro político comum e abrangente para reduzir o desfasamento de liquidez e os riscos para a estabilidade financeira”.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta