Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Eurostat

Últimas notícias sobre "Eurostat" publicadas em idealista.pt/news

Taxa de poupança das famílias da Zona Euro em máximos históricos com a pandemia de Covid-19

A taxa de poupança das famílias da Zona Euro está em máximos históricos com a pandemia da Covid-19. No terceiro trimestre de 2020 atingiu 17,3%, a segunda maior registada desde o início da série, em 1999, após o recorde de 24,6% ocorrido no trimestre anterior, marcado pelo aparecimento do novo coronavírus. Em causa estão dados divulgados recentemente pelo Eurostat.

Notícia sobre:

Preço das casas e do arrendamento em Portugal dispara 40% e 20% numa década

O preço das casas e do arrendamento em Portugal disparou nos últimos dez anos, tendo aumentado mais de 40% e de 20%, respetivamente, entre 2010 e o terceiro trimestre de 2020, um período já marcado pelo aparecimento da pandemia da Covid-19. Trata-se de um crescimento superior ao verificado na média dos países da União Europeia (UE) e da Zona Euro, que registaram subidas superiores a 20% e 10% no preço e nas rendas das casas, respetivamente. Em causa estão dados divulgados pelo Eurostat esta quinta-feira (14 de janeiro de 2021).

Notícia sobre:

Portugal foi o terceiro país da UE onde o desemprego mais caiu em novembro

Portugal foi o terceiro país da União Europeia (UE) onde o desemprego mais caiu em novembro de 2020 face ao mês anterior. Em causa está uma diminuição mensal de três décimas, de 7,5% em outubro para 7,2% em novembro. Apenas Itália (descida de seis décimas para 8,9%) e Chipre (descida de 1,7% para 7,8%) tiveram reduções mais acentuadas, segundo dados revelados recentemente pelo Eurostat.

Notícia sobre:

Portugal é um dos países da UE que mais usa fontes de energia renováveis para aquecer a casa

Portugal é um dos países da UE que mais usa fontes de energia renováveis para aquecer ou refrescar a casa, consoante a época do ano. Segundo dados divulgados recentemente pelo Eurostat, relativos a 2019, a quota de energia proveniente de fontes renováveis para aquecimento e arrefecimento dos espaços – particulares ou não – é superior a 50% na Suécia (66,1%), Letónia (57,8%), Finlândia (57,5%) e Estónia (52,3%). Portugal encontra-se na sétima posição (41,6%), bem acima da média dos países da UE (22.1%).

Notícia sobre:

Quanto gastam as famílias em comunicações? Portugal ligeiramente abaixo da média da UE

Em 2019, as famílias dos países da UE gastaram 175 mil milhões de euros em “comunicações”, o equivalente a 1,3% do PIB. Em causa estão, por exemplo, serviços postais, equipamento e serviços de telefone. Trata-se, segundo dados recentes do Eurostat, de uma despesa que representa 2,4% dos gastos totais de consumo das famílias. Em Portugal, estas despesas ficaram ligeiramente abaixo da média europeia (2,2%).

Notícia sobre:

Consumo de energias renováveis em Portugal atinge 30,6% em 2019 – mais que a média europeia

O consumo final bruto de energia proveniente de fontes renováveis em Portugal atingiu 30,6% em 2019, um valor superior ao verificado na média dos países da União Europeia (UE): 19,7%. Em causa estão dados revelados recentemente pelo Eurostat.

Notícia sobre:

Portugueses são dos europeus que têm menos trabalhadores a ganhar abaixo da média

Portugal era, em 2018, o segundo país da UE com a menor percentagem de trabalhadores a ganhar salários baixos. Segundo dados revelados recentemente pelo Eurostat, apenas 4% dos trabalhadores recebe dois terços ou menos do rendimento médio, um cenário que pode ser explicado com o facto do Salário Mínimo Nacional (SMN) estar a subir de forma mais acentuada que a média europeia.

Notícia sobre:

PIB português cresceu 13,3% no terceiro trimestre, mais que na média da Zona Euro e da UE

O PIB português cresceu 13,3% no terceiro trimestre de 2020 face ao trimester anterior e recuou 5,7% em termos homólogos, ou seja, comparativamente com o mesmo período do ano passado. Em ambos os casos, os valores estão acima da média da Zona Euro e da União Europeia (UE), segundo dados divulgados esta terça-feira (8 de dezembro de 2020) pelo Eurostat.

Notícia sobre: