Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Eurostat

Últimas notícias sobre "Eurostat" publicadas em idealista.pt/news

Trabalhadores do setor imobiliário são os que menos “desligam” do trabalho

Em 2019, 17% dos trabalhadores residentes em países da União Europeia (UE) diz ter sido várias vezes contactado – nos últimos dois meses – pelo empregador durante os tempos livres. Um “cenário” que se verifica mais nos homens que nas mulheres (20% contra 14%). É no setor imobiliário que os traballhadores menos “desligam” do trabalho.

Notícia sobre:

Há em Portugal menos camas nos hospitais para cuidados psiquiátricos que na média da UE

Portugal tinha, em 2018, menos camas disponíveis nos hospitais para cuidados psiquiátricos que muitos outros países da União Europeia (UE). Eram 64 camas por cada 100.000 habitantes contra 73 na média da UE, segundo dados divulgados esta sexta-feira pelo Eurostat.

Notícia sobre:

Um em cada 10 portugueses trabalha sempre sob pressão do tempo – mais que na média da UE

Portugal é o oitavo país da União Europeia (UE) onde há mais trabalhadores a admitir que exercem as suas funções sempre com pressão do tempo. Segundo dados divulgados do Eurostat, em 2019, 11,8% das pessoas empregadas no país trabalham neste “registo”, ou seja, sempre sob pressão do tempo. Trata-se de um valor superior ao verificado na média da UE (10,5%).

Notícia sobre:

Portugal regista a quinta maior subida do preço das casas da UE em plena pandemia

No segundo trimestre de 2020, marcado por várias medidas de contenção por causa da pandemia na maioria dos estados-Membros, o preço das casas aumentou 5% na Zona Euro e 5,2% na União Europeia (UE) face ao mesmo período do ano passado. Portugal superou este valor e registou a quinta maior subida na UE: as casas em território nacional ficaram 7,8% mais caras.

Notícia sobre:

Importação de máscaras dispara 1.800% na UE – Luxemburgo é o país que mais gasta

O valor das importações de máscaras faciais (de proteção) na União Europeia (UE) “cresceu dramaticamente” num ano, tendo passado de 800 milhões de euros no primeiro semestre de 2019 para 14 mil milhões de euros nos primeiros seis meses de 2020, período marcado pela chegada da pandemia da Covid-19. Trata-se de um aumento de 1.800%, segundo dados divulgados esta terça-feira (6 de outubro de 2020) pelo Eurostat.

Notícia sobre:

Taxa de poupança das famílias na Zona Euro em máximos em tempos de pandemia

A taxa de poupança das famílias na Zona Euro atingiu, no segundo trimestre de 2020, o valor mais alto desde que há registos (1999), tendo aumentado para 24,6%, mais 8% que no trimestre anterior (16,6%) e mais 11,5% que no trimestre homólogo (13,1%). Em causa estão dados divulgados sexta-feira (2 de outubro de 2020) pelo Eurostat.

Notícia sobre:

Portugal é o 8º país da UE com mais farmacêuticos por habitante

Portugal era, em 2018, o oitavo país da União Europeia (UE) com mais profissionais na área da farmácia – tinha 91 farmacêuticos por 100 mil habitantes. Em causa está um relatório divulgado recentemente (25 de setembro de 2020) pelo Eurostat.

Notícia sobre:

Portugueses entre os europeus que mais andam de carro

Os dados são relativos a 2018, bem anteriores, portanto, à pandemia da Covid-19, mas permitem concluir que os portugueses são dos europeus que mais usam o carro para viajar. Portugal é, de resto, o segundo país onde o uso do automóvel é mais elevado, com 88,4% das deslocações a serem feitas através de automóvel. Apenas os lituanos superam os números nacionais (90,4%), segundo dados revelados recentemente pelo Eurostat.

Notícia sobre:

Produção na construção aumentou 1% em julho em Portugal – mais que na Zona Euro e na UE

Em julho, a produção no setor da construção aumentou 1% em Portugal face ao mês anterior, tendo evoluído mais que nos países da Zona Euro (0,2%) e que na média da União Europeia (-0,1%). Em termos homólogos, ou seja, face a julho do ano passado, a produção caiu 4,3% em Portugal, mais que na Zona Euro (3,8%) e na UE (3,9%). Em causa estão dados revelados recentemente pelo Eurostat.

Notícia sobre:

Quanto custava “beber um copo” em Portugal e na UE em 2019, antes da pandemia?

Em 2019, comprar uma bebida alcoólica (espirituosa, vinho e cerveja) em Portugal era mais caro que na média dos países da União Europeia (UE), numa lista liderada pela Finlândia. Já a Roménia encontra-se na cauda da talela. Em causa estão dados revelados recentemente pelo Eurostat.

Notícia sobre: