Evolução trimestral do PIB

PIB português foi o segundo que mais cresceu na UE face a 2022

No segundo trimestre, a economia portuguesa foi uma das que mais cresceu na União Europeia (UE) face ao período homólogo, sendo apenas destronada pela economia irlandesa. Na variação em cadeia, ou seja, no segundo trimestre em relação ao primeiro, o Produto Interno Bruto (PIB) de Portugal estagnou, colocando o país na sétima posição entre os 12 Estados-membros da UE com dados já disponíveis. Em causa estão dados divulgados recentemente pelo Eurostat. 
inflação em Portugal

Bruxelas prevê inflação em Portugal de 5,1% este ano e 2,7% em 2024

A Comissão Europeia (CE) melhorou a projeção da taxa de inflação em Portugal para 5,1% este ano, esperando uma moderação para 2,7% em 2024, refletindo inicialmente os preços da energia e depois dos bens alimentares. Entretanto, o ministro das Finanças já reagiu às previsões da CE, saudando as “boas notícias”. De acordo com Fernando Medina, a economia portuguesa conseguirá “enfrentar o cenário adverso” de elevada inflação.
Radiografia do dia: Evolução do PIB e da Procura Interna em Portugal desde 1996

Radiografia do dia: Evolução do PIB e da Procura Interna em Portugal desde 1996

Em 2014, o Produto Interno Bruto (PIB) aumentou 0,9% em volume, após ter diminuído 1,4% no ano anterior. Um comportamemnto que se deve à Procura Interna, que passou de um contributo para a variação do PIB de -2,4% em 2013 para 2%, refletindo uma recuperação do consumo privado e, em menor grau, do investimento, concluiu o Instituto Nacional de Estatística (INE).
Radiografia do dia: Evolução do PIB em Portugal

Radiografia do dia: Evolução do PIB em Portugal

A OCDE prevê um crescimento do PIB mais baixo que o Governo para este ano e o próximo. Segundo um relatório sobre Portugal publicado esta segunda-feira, a economia deve crescer 0,8% este ano e 1,3% no próximo, estimativas mais baixas que as previstas no Orçamento do Estado (OE): 1% em 2014 e 1,5% em 2015.