
No segundo trimestre, a economia portuguesa foi uma das que mais cresceu na União Europeia (UE) face ao período homólogo, sendo apenas destronada pela economia irlandesa. Na variação em cadeia, ou seja, no segundo trimestre em relação ao primeiro, o Produto Interno Bruto (PIB) de Portugal estagnou, colocando o país na sétima posição entre os 12 Estados-membros da UE com dados já disponíveis. Em causa estão dados divulgados recentemente pelo Eurostat.
Segundo o gabinete de estatísticas europeu, o crescimento homólogo de 2,3% do PIB português no segundo trimestre do ano, tal como indicam as estimativas do Instituto Nacional de Estatística (INE), foi o segundo mais elevado da UE, sendo apenas superior na Irlanda (2,8%). A completar o pódio encontra-se Espanha (1,8%) enquanto Bélgica, França e Lituânia ocupam o quarto, quinto e sexto lugares, com 0,9%.
Destaque para o facto do PIB da Alemanha, a maior economia europeia, ter caído 0,1% no segundo trimestre em termos homólogos, conforme é possível ver na imagem, publicada pelo Expresso.
Para poder comentar deves entrar na tua conta