A OCDE prevê um crescimento do PIB mais baixo que o Governo para este ano e o próximo. Segundo um relatório sobre Portugal publicado esta segunda-feira, a economia deve crescer 0,8% este ano e 1,3% no próximo, estimativas mais baixas que as previstas no Orçamento do Estado (OE): 1% em 2014 e 1,5% em 2015.
Os números também diferem no que diz respeito ao consumo privado, com a OCDE a estimar uma variação de 1,5% este ano e de 0,5% no próximo e o Executivo a apontar para um crescimento de 1,8% em 2014 e de 2% em 2015.
Radiografia do dia: Evolução do PIB e da Procura Interna desde 2001
O Produto Interno Bruto (PIB) registou, no segundo trimestre, um crescimento homólogo de 0,9%. Trata-se, segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE), de um crescimento inferior ao verificado nos primeiros três meses do ano (1%, face ao primeiro trimestre de 2013).
Radiografia do dia: Previsão do crescimento do PIB em vários países em 2014 e 2015
Este gráfico indica qual é a previsão de crescimento do PIB em diferentes países. Segundo a Bloomberg, os EUA, a Zona Euro e a Índia vão crescer este ano enquanto Japão e China registarão uma desaceleração no crescimento do PIB. Segundo as revisões do Fundo Monetário Internacional, a economia portuguesa crescerá entre 1% e 2% este ano.
Radiografia do dia: Evolução do PIB e do Rendimento Nacional e Disponível
Este gráfico indica a evolução do PIB, do Rendimento Nacional Bruto (RNB) e do Rendimento Disponível Bruto da Nação (RDB) em Portugal. Segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE), o RDB registou um aumento de 1,3% em 2013, depois de ter caído 2,4% em 2012 e 1,2% em 2011, após uma subida de 3,4% em 2010.
IUC 2026: atenção que há novos valores e prazos para entrar em vigor
O Imposto Único de Circulação (IUC) em Portugal está a passar por alterações significativas que entram em vigor em 2026. Estas mudanças visam simplificar o processo de pagamento e incentivar a renovação do parque automóvel. Neste artigo, vamos explicar-te quais são as mudanças, como estas te podem afetar e o que deves fazer para não ter surpresas com coimas ou juros de mora.
Falsas propostas de trabalho: alerta do Banco de Portugal sobre fraudes
Nos últimos meses, os telefonemas com supostas propostas de emprego multiplicaram-se em Portugal. São chamadas insistentes, muitas vezes a partir de números nacionais que nem sempre são identificados como spam. Prometem empregos atrativos ou oportunidades de investimento rápido em troca de um pagamento inicial.
Duas mil mulheres perderam o emprego por serem mães em 2024
Em 2024, mais de duas mil mulheres em Portugal perderam o emprego por motivos ligados à maternidade, segundo dados da Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego (CITE). O organismo recebeu 2170 comunicações de empresas que pretendiam despedir ou não renovar contratos de trabalho de mulheres grávidas, puérperas, lactantes ou em licença parental. Este é o segundo valor mais elevado em cinco anos, apenas superado em 2020, sendo que o ano passado registou também o maior número de
Casas de banho em bares e restaurantes: é mesmo obrigatório?
Todos já nos deparámos com esta questão pelo menos uma vez nas nossas vidas. Estás a meio de um jantar com amigos ou no almoço descontraído antes de voltar ao trabalho e, de repente, perguntaste “será que neste restaurante há casa de banho?”
Para poder comentar deves entrar na tua conta