Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Fachadas de prédios

Últimas notícias sobre "Fachadas de prédios" publicadas em idealista.pt/news

Rui Marinho on Unsplash

Quem compra um apartamento tem de pagar a quota extraordinária para obras da fachada?

Nos imóveis que se encontrem em regime de propriedade horizontal existe obrigação de pagamento de quotas por parte dos condóminos para fazer face às despesas necessárias à conservação e fruição das partes comuns do edifício. Acontece que, por vezes, são necessárias obras de conservação adicionais nas partes comuns do edifício (nomeadamente reparação de fachadas, telhados ou elevadores), gerando um aumento de despesas suplementares para o condomínio. Estas despesas extraordinárias são aprovadas em assembleia de condóminos, sendo os condóminos responsáveis pelo pagamento das chamadas quotas extraordinárias.

Notícia sobre:
Uma fachada bastante peculiar, em Berlim / @facadesmood by @the_architecture_photographer

As fachadas de edifícios mais espetaculares do Instagram

Se és um apaixonado por fotografia, e por fachadas, deverás seguir esta conta de Instagram para não perderes “pitada” de algumas das obras mais espetaculares da arquitetura espalhadas pelo mundo. Mas atenção, também tu poderás fazer parte deste catálogo de maravilhas. Se a facadesmood gostar da tua fotografia é muito provável que vá compartilhá-la no seu mural.
Notícia sobre:
Fachadas à beira da estrada

Quando as casas que te rodeiam são (apenas) fachadas...

O fotógrafo francês Zacharie Gaudrillot-Roy (ZGR) brinca com as imagens para mostrar ao mundo como seria viver numa casa apenas com fachada. Já imaginaste como seria estar no centro de uma cidade repleta de casas sem interior, sem espaços íntimos? Espreita as fotos e tira as tuas próprias conclusões. 
Notícia sobre:

O teu prédio tem azulejos na fachada e vai ter obras? Só com uma licença da câmara!

Sabias que os proprietários de imóveis com fachada revestida a azulejos estão impedidos de remover ou demolir a parede exterior? No artigo de hoje da rubrica semanal Deco Alerta, destinada a todos os consumidores em Portugal e assegurada pela Deco – Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor para o idealista/news, explicamos-te tudo sobre este tema.

Notícia sobre:

Demolição de fachadas com azulejos está proibida em todo o país

Os proprietários de imóveis com fachada revestida a azulejos estão impedidos de remover ou demolir a parede exterior, ficando dependentes de uma licença camarária. Em causa está um projeto de lei apresentado pelo PS – foi aprovado em julho e publicado agora em Diário da República – que interdita a demolição ou remoção de fachadas cobertas por azulejos em todo o país.

Notícia sobre:
Colunas flutuantes do mercado de Covent Garden, Londres (Reino Unido). / Alex Chinneck

Ilusões óticas: 10 edifícios que enganam a vista e parecem ser o que não são

A arquitetura também pode enganar os sentidos. Como podes ver na galeria de fotos, há edifícios que parecem ser o que não são, criando uma inacreditável ilusão de ótica. Falamos, por exemplo, de fachadas “camufladas” ou de edifícios que parecem estar suspensos no ar. Estás preparado para esta experiência?
Notícia sobre:

Cuidado com a reabilitação urbana! Especialistas avisam que está a ser feita com má qualidade

A febre da reabilitação urbana veio para ficar em Portugal. Uma tendência que está a dar uma nova vida aos centros históricos de Lisboa e Porto, por exemplo. Mas nem tudo são boas notícias, havendo especialistas a alertar para o facto de haver má qualidade nessa mesma reabilitação.

Notícia sobre:

18 exemplos chocantes dos efeitos do tempo e da poluição nas cidades (um é português)

As fachadas são o espelho de uma cidade. Além do seu valor artístico ou histórico, permitem perceber, à primeira vista, se nos encontramos numa cidade rica ou pobre. Através das fachadas dos monumentos conseguimos ver quem se preocupa com o estado e aparência dos edifícios e quem lida e convive com o vandalismo e o aceita. Mas, sobretudo, podemos perceber se têm um grave problema de poluição.
Notícia sobre:

O “edifício camaleão”, um complexo futurista de apartamentos que não é o que parece

No centro da cidade austríaca de Graz, todos os edifícios são imponentes construções históricas e centenárias que datam do seu período de esplendor, uma época conhecida como “Era Guilhermina”, assim batizada em honra ao último imperador alemão, Guilherme II, e compreendida entre 1890 e 1918. Todos menos um que foi construído recentemente. Não é igual, mas parece.
Notícia sobre:

O Bansky francês que pinta fachadas falsas e hiper-realistas

O artista francês Patrick Commecy gosta de enganar... pelo menos os nossos olhos. Este pintor e a sua equipa de mais de 30 artistas urbanos transformaram horríveis fachadas lisas de edifícios gauleses em espetaculares obras hiper-realistas que retrataram personagens famosas e influentes da história. As pinturas tornaram-se num dos recursos criativos mais usados para dar uma nova imagem a determinada localidade. Desde o primeiro trabalho, em 1978, Commercy e a sua equipa já “meteram a mão” em mais de 300 fachadas.
Notícia sobre: