Habitação pesa 40% nas despesas das famílias – e tem vindo a subir
As despesas com a habitação estão a aumentar nos últimos anos. Os dados mais recentes do Instituto Nacional de Estatística (INE) apontam que em 2022 e 2023 os encargos associados à habitação pesaram 39,1% nas despesas das famílias, totalizando 9.452 euros anuais. E este valor dos gastos com a casa subiu quase três mil euros face a 2015-2016, muito devido ao aumento das rendas, dos juros no crédito habitação e dos preços da energia. O que também salta à vista é que os agregados familiares com crianças gastam mais, sobretudo, em habitação e transportes. E ainda que as despesas com a casa pesam mais nos bolsos das famílias que vivem na Grande Lisboa.
Regresso ao mercado regulado da eletricidade aprovado no Parlamento
Os consumidores que estão no mercado liberalizado de eletricidade estão em vias de poder voltar às tarifas reguladas, definidas anualmente pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE). O projeto-lei do PCP neste sentido foi aprovado no passado dia 14 de junho no Parlamento e vai agora ser discutida na especialidade na comissão de economia.
Clientes da Lualuz voltam para EDP, após empresa ser retirada do mercado pelo regulador
Os clientes de eletricidade da Lualuz, denominação comercial da Voltagequation, voltaram esta quarta-feira a ser fornecidos pelo comercializador de último recurso (CUR), a EDP Serviço Universal.
Dispara número de famílias com tarifa social e com desconto na fatura da luz
Mais de 108 mil pessoas (108.299) beneficiavam, em dezembro do ano passado, da tarifa social da eletricidade, que pode garantir um desconto na fatura mensal da luz na ordem dos 34%.
Rumores do dia
Salário mínimo está a cair há 40 anos: O Salário Mínimo Nacional vale hoje menos 98,94 euros que em 1974, sendo que a perda de poder de compra está a baixar há 40 anos. Já as remunerações da generalidade dos trabalhadores por conta de outrem praticamente estagnaram, registando atualmente um ganho de 43 euros face a abril de 1974. Segundo o Dinheiro Vivo, o SMN vale hoje (485 euros), em termos reais, menos 17% do que os 16,5 euros (3.300 escudos) que serviram de “pontapé de saída” em 1974. (Dinheiro Vivo)
galp faz descontos até 40% na electricidade e no gás
a galp lança esta segunda-feira uma nova campanha com descontos que vão até aos 40% na eletricidade e no gás. até agora, os cortes máximos não passaram dos 5% e 10%, tanto nas ofertas da galp como nas das suas concorrentes: edp, endesa e iberdrola.
rumores
segundo orçamento rectificativo ganha força: o orçamento rectificativo que o governo deverá aprovar hoje na reunião do conselho de ministros servirá apenas para tapar os buracos orçamentais mais urgentes.
luz ficou mais cara com o fim das tarifas reguladas
entre junho (antes do processo de extinção de tarifas reguladas) e dezembro de 2012, as ofertas mais baratas de electricidade ficaram mais caras.
governo quer poupar 200 milhões em electricidade com nova lei
o estado vai poupar cerca de 30% da factura de electricidade e gás, no total de 600 milhões de euros por ano.
portugueses terão 20 dias para pagar contas em atraso
as famílias com contas de água, luz, gás ou telecomunicações em atraso terão mais dias para regularizarem a situação antes das empresas prestadoras destes serviços cortarem os mesmos.
governo cria “lista negra” para quem não paga luz e gás
o governo vai criar uma “lista negra” para os maus pagadores do sector energético - electricidade e gás -, à semelhança do que faz o banco de portugal para os clientes dos bancos ou o instituto de seguros de portugal para a actividade seguradora.
factura de gás e electricidade aumenta em julho
o gás natural vai subir 6,9%, a partir de julho, o que representa mais 1,58 euros numa factura mensal de 24 euros, anunciou a entidade reguladora do sector wnergético (erse).
edp substitui 30 mil contadores com erros até final do mês
a edp distribuição, empresa do grupo edp responsável pela distribuição de electricidade à casa das pessoas, assegurou que os contadores dos clientes com tarifas bi e tri-horárias em que foram detectadas anomalias (30 mil) vão ser substituídos até ao final deste mês.
galp lança serviço com desconto que combina gás com electricidade
a galp lançou na quinta-feira (dia 3) uma campanha (galp on) para captar clientes domésticos no mercado livre da electricidade, concorrendo com a edp e outros operadores. segundo o público, a empresa promete uma oferta dual e oferece “descontos directos na factura” a quem aderir.
radiografia do dia: quanto custa a luz na europa?
fonte: dinheiro vivoem quatro anos, a factura de electricidade desceu 4,71 euros em portugal, tendo passado de 14,86 para 10,15 euros.
tarifa única de electricidade e gás a partir do próximo ano
a edp comercial, empresa do grupo para o mercado liberalizado, vai oferecer a partir de 1 de janeiro do próximo ano uma única tarifa para fornecimento de gás e electricidade no âmbito da liberalização do mercado.
factura da luz 4% mais cara em 2012
os portugueses vão ficar hoje a saber o aumento na factura da luz em 2012, que deverá rondar os 4%, o que representa um acréscimo de 1,75 euros por mês numa factura média de cerca de 50 euros, revela o site dinheiro vivo.
descontos na factura da luz chegam hoje para 700 mil portugueses
a partir de hoje, os idosos com pensões mais baixas, os desempregados de longa duração, as famílias com rendimentos "muito baixos e com filhos a cargo" e beneficiários da pensão social de invalidez estão abrangidos por descontos na factura da electricidade e do gás.
luz mais cara para quase 800 famílias daqui a um ano
é praticamente certo que em janeiro de 2012 todos os portugueses deverão contar com uma factura eléctrica mais cara, por via do aumento de iva, imposto pela “troika”.