Despesas com a casa

Habitação pesa 40% nas despesas das famílias – e tem vindo a subir

As despesas com a habitação estão a aumentar nos últimos anos. Os dados mais recentes do Instituto Nacional de Estatística (INE) apontam que em 2022 e 2023 os encargos associados à habitação pesaram 39,1% nas despesas das famílias, totalizando 9.452 euros anuais. E este valor dos gastos com a casa subiu quase três mil euros face a 2015-2016, muito devido ao aumento das rendas, dos juros no crédito habitação e dos preços da energia. O que também salta à vista é que os agregados familiares com crianças gastam mais, sobretudo, em habitação e transportes. E ainda que as despesas com a casa pesam mais nos bolsos das famílias que vivem na Grande Lisboa.
Regresso ao mercado regulado da eletricidade aprovado no Parlamento

Regresso ao mercado regulado da eletricidade aprovado no Parlamento

Os consumidores que estão no mercado liberalizado de eletricidade estão em vias de poder voltar às tarifas reguladas, definidas anualmente pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE). O projeto-lei do PCP neste sentido foi aprovado no passado dia 14 de junho no Parlamento e vai agora ser discutida na especialidade na comissão de economia.
Rumores do dia

Rumores do dia

Salário mínimo está a cair há 40 anos: O Salário Mínimo Nacional vale hoje menos 98,94 euros que em 1974, sendo que a perda de poder de compra está a baixar há 40 anos. Já as remunerações da generalidade dos trabalhadores por conta de outrem praticamente estagnaram, registando atualmente um ganho de 43 euros face a abril de 1974. Segundo o Dinheiro Vivo, o SMN vale hoje (485 euros), em termos reais, menos 17% do que os 16,5 euros (3.300 escudos) que serviram de “pontapé de saída” em 1974. (Dinheiro Vivo)
galp faz descontos até 40% na electricidade e no gás

galp faz descontos até 40% na electricidade e no gás

a galp  lança esta segunda-feira uma nova campanha com descontos que vão até aos 40% na eletricidade e no gás. até agora, os cortes máximos não passaram dos 5% e 10%, tanto nas ofertas da galp como nas das suas concorrentes: edp, endesa e iberdrola.
rumores

rumores

segundo orçamento rectificativo ganha força: o orçamento rectificativo que o governo deverá aprovar hoje na reunião do conselho de ministros servirá apenas para tapar os buracos orçamentais mais urgentes.