Os clientes de eletricidade da Lualuz, denominação comercial da Voltagequation, voltaram esta quarta-feira a ser fornecidos pelo comercializador de último recurso (CUR), a EDP Serviço Universal. A empresa deixou de operar no mercado livre, e de ter condições para assegurar o fornecimento aos seus clientes, por incumprimentos de obrigações decorrentes da sua atuação no mercado elétrico, segundo a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE).
Em comunicado, o regulador explica que a decisão é justificada pela "necessidade de assegurar a regularidade e continuidade do fornecimento aos clientes".Em causa, estão 151 clientes, dos quais 26 do segmento doméstico.
Esta situação inédita no processo de liberalização do mercado elétrico, segundo escreve a Lusa, está prevista no Regulamento de Relações Comerciais do setor elétrico: o comercializador que fornece todos os clientes que não optaram por um comercializador de mercado e cuja função é desempenhada pela EDP Serviço Universal assegura o fornecimento aos consumidores cujo comercializador se tenha visto impedido de o fazer, designadamente por impedimento legal ou insolvência.
Assim, destaca a ERSE, "fica garantido que os clientes continuam a ser regularmente fornecidos, sem qualquer perturbação e sem necessidade de tomarem qualquer medida", que podem em qualquer momento optar por um outro comercializador em regime de mercado.
Para poder comentar deves entrar na tua conta