Fiador ou avalista

Fiador ou avalista: sabes quais são as diferenças?

Quem quer comprar casa certamente já ouviu falar de alguns conceitos comuns no âmbito de um pedido de crédito habitação, nomeadamente fiador ou avalista.  Apesar do termo avalista ser usado com maior regularidade nos financiamentos a empresas, estes termos geram frequentemente algumas confusões.
Ser fiador de um contrato de crédito habitação

Ser fiador de um crédito? Estes são os riscos e cuidados a ter

Pediram-te para seres fiador num crédito habitação? Ou de um arrendamento de uma casa? Antes de tomar qualquer decisão, importa estares devidamente informado sobre os direitos e deveres dos fiadores, assim como sobre os riscos. Isto porque ao aceitares ser fiador de alguém estás, no fundo, a assumir a responsabilidade de pagar as dívidas de outra pessoa se esta entrar em incumprimento. Neste artigo, explicamos quais são os principais aspetos que deverás ter em conta antes de decidir ser fiador de alguém.
Ser fiador de um inquilino no arrendamento de uma casa, sim ou não?

Ser fiador de um inquilino no arrendamento de uma casa, sim ou não?

A existência de um fiador a um inquilino – por parte de um senhorio – aquando da celebração de um contrato de arrendamento não é uma obrigatoriedade, apesar de alguns “donos de casa” assim o exigirem. Que cuidados deve ter um arrendatário na “escolha” do fiador e o que significa realmente ser fiador num contrato de arrendamento? Explicamos tudo sobre este assunto no artigo de hoje da Deco Alerta.
É obrigatório haver um fiador no contrato de arrendamento?

É obrigatório haver um fiador no contrato de arrendamento?

O mercado de arrendamento parece estar a ganhar “adeptos” em Portugal, havendo cada vez mais pessoas a optar por arrendar casa em vez de comprar. Uma tendência espelhada nos dados mais recentes do Instituto Nacional de Estatística (INE), que mostram que o número de novos contratos aumentou no primeiro semestre face ao período homólogo. Será que, aquando da celebração de um contrato entre senhorio e inquilino, é obrigatório haver um fiador? Explicamos tudo sobre este tema com fundamento jurídico.
O que é e como se pode aplicar o título executivo sobre o fiador no arrendamento?

O que é e como se pode aplicar o título executivo sobre o fiador no arrendamento?

O contrato de arrendamento envolve diretamente duas partes, o proprietário e o inquilino. Mas também pode, em alguns casos, afetar a terceiros, ou seja o fiador. Sobretudo, em caso de incumprimento no pagamento das rendas. Quando e de que forma é que se pode aplicar o título executivo sobre esta pessoa? Explicamos tudo, neste artigo com fundamento jurídico, sendo que este é um tema que tem gerado alguma controvérsia junto dos Tribunais.
Ser fiador num crédito à habitação ou num arrendamento: o que é e os cuidados a ter

Ser fiador num crédito à habitação ou num arrendamento: o que é e os cuidados a ter

Muitos bancos pedem um fiador na hora de conceder um empréstimo para a compra de casa, mas também há senhorios que o solicitam nos novos contratos de arrendamento. No artigo de hoje explicamos-te o que está em causa neste procedimento, que sendo habitual no mercado de habitação​​​​​​​ tem riscos. Afinal, estás a assumir o compromisso de pagar a dívida caso o devedor o não faça
fiadores pedem cada vez mais ajuda à deco

fiadores pedem cada vez mais ajuda à deco

são cada vez mais os fiadores que pedem apoio à associação para a defesa dos consumidores (deco). dos 2.468 processos de sobreendividamento que lá deram entrada nos primeiros seis meses, cerca de 14% foram de fiadores, que estão agora a ser chamados para pagar as dívidas.
rumores

rumores

ser fiador é a terceira causa de endividamento em portugal: dos 2.648 processos de sobreendividamento que chegaram à deco nos primeiros seis meses do ano, cerca de 14% foram de pessoas que afiançaram familiares ou amigos, tomando sobre si a responsabilidade de pagar as dívidas destes em caso de incu