Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Ser fiador de um inquilino no arrendamento de uma casa, sim ou não?

Senhorios podem exigir um fiador ao inquilino, mas não é obrigatório que tal aconteça num contrato de arrendamento.

Gtres
Gtres
Autor: Redação

A existência de um fiador a um inquilino – por parte de um senhorio – aquando da celebração de um contrato de arrendamento não é uma obrigatoriedade, apesar de alguns “donos de casa” assim o exigirem. Que cuidados deve ter um arrendatário na “escolha” do fiador e o que significa realmente ser fiador num contrato de arrendamento? Explicamos tudo sobre este assunto no artigo de hoje da Deco Alerta.

A Deco Alerta é uma rubrica semanal destinada a todos os consumidores em Portugal que é assegurada pela Deco – Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor* para o idealista/news.

O meu irmão quer arrendar casa e já encontrou um apartamento que corresponde aos seus interesses, mas o senhorio exige que apresente um fiador, para garantir o cumprimento do contrato. Pediu-me que eu fosse a fiadora, porém não sei concretamente o que significa ser fiador? 

Começamos por esclarecer o que é um fiador, sendo que poderás ser fiadora de contrato de arrendamento e não de crédito à habitação, situação mais corrente. 

Ser fiador implica, por vezes, ser o pagador quando o arrendatário não consegue responsabilizar-se pelo pagamento. Salientamos que o fiador é sempre uma pessoa de confiança, familiar ou amigo, do arrendatário. 

Assinar uma fiança é comprometer-se a pagar uma dívida do devedor original, no caso de este não cumprir o acordado. Ao aceitar esta condição, estás a comprometer-te com os pagamentos que possam faltar, permitindo que o senhorio recorra a ti para satisfazer o pagamento do seu crédito.

Essa decisão acarreta obrigações, pelo que antes de decidires deves primeiro refletir, ponderar bem e pedir todos os esclarecimentos que entendas como necessários. 

Independentemente desta explicitação, queremos informar-te que não é obrigatória a apresentação de um fiador para a celebração de um contrato de arrendamento. Esta imposição fica na livre disponibilidade das partes, pelo que o senhorio poderá recusar-se a celebrar o contrato sem esta garantia.

Informa-te connosco. 

*Conta com o apoio da Deco através do número de telefone 21 371 02 20 e/ou do email decolx@deco.pt. Podes também marcar atendimento via skype. Segue-nos na página de Facebook, Twitter, Instagram, Youtube e Linkedin.