
Vietname: tribunal sentencia à morte presidente de empresa imobiliária
Um tribunal vietnamita condenou esta quinta-feira (11 de abril de 2024) a presidente de uma empresa imobiliária à pena de morte num caso de fraude que totalizou 25 mil milhões de euros, o maior escândalo financeiro de sempre no país.

Burlas nas casas para arrendar a disparar: como evitar?
Com o aumento dos preços das casas, as famílias que encontram uma casa para arrendar abaixo do preço de mercado, tendem a achar que é um bom negócio. Mas este é um dos sinais de alerta para uma possível burla. O aviso é dado pela Polícia de Segurança Pública (PSP) que registou mais de 1.500 burlas no arrendamento só em 2023, tendo lesado em quase 2 milhões de euros os bolsos das famílias que procuravam uma casa para arrendar. Neste artigo explicamos como têm evoluído as burlas nas casas para arrendar em Portugal e como se pode evitar cair nestes esquemas fraudulentos.

Arrendar casa: Procuradoria-Geral da República alerta para burlas
A Procuradoria-Geral da República (PGR) alertou para o número crescente de burlas com arrendamentos de casas para férias, estudantes ou a cidadãos estrangeiros, sublinhando que esta prática “ganhou grande expressão nas últimas semanas”.

Burla imobiliária: dona de mediadora condenada a seis anos de prisão
Daniela Cerqueira da Costa, dona da empresa Daniela Costa Imobiliária, Lda., de Maximinos, em Braga, foi condenada a 6,5 anos de prisão efetiva por burlas a clientes.

Há famílias a perder a casa devido a créditos ao consumo - aprende a proteger-te destas burlas
Há empresas que estão a atrair famílias endividadas para um esquema fraudulento de concessão de crédito fácil que acaba por ter um desfecho dramático, já que estes agregados chegam a perder a casa própria. O Banco de Portugal (BdP) diz ter conhecimento destas práticas, que podem configurar crimes de burla e usura e ainda de falsificação de documentos. Fica a saber como te podes proteger destes esquemas.

Ex-presidente do Montepio arguido por outro negócio com terrenos, agora em Coimbra
Depois de se saber no final de janeiro que António Tomás Correia está a ser investigado por suspeitas de burla qualificada, abuso de confiança, branqueamento de capitais, fraude fiscal e “eventualmente corrupção” devido a um negócio com terrenos em Alfragide, o ex-presidente Caixa Económica Montepio Geral foi agora constituído arguido pelo Ministério Público no âmbito de um processso de venda de terrenos em Coimbra, que decorreu em paralelo com a OPA do banco sobre o Finibanco.
Vistos gold mais que duplicaram em um ano
Depois da tempestade a bonança. A polémica em torno dos alegados casos de corrupção relacionados com os vistos gold parece já fazer parte do passado. No primeiro semestre foram atribuídos 821 vistos gold, mais que os 766 concedidos no ano passado. Durante estes seis meses foram ainda captados 509 milhões de euros, mais 111% que no período homólogo.

Promotor imobiliário da Madeira acusado em tribunal por enganar investidores britânicos
Um grupo de 175 investidores, a maioria britânicos, foi enganado por um promotor imobiliário da ilha da Madeira, tendo perdido 3,5 milhões. Michael Nascimento, responsável pela empresa Morgan Forbes, que comercializou um hotel e um empreendimento imobiliário na Ponta do Pargo cuja construção não avançou, foi acusado pelos crimes de fraude, lavagem de dinheiro e obstrução à justiça.

Casas de férias no Algarve: burlão preso por enganar turistas portugueses e estrangeiros
José Maria (nome fictício) arrendava casas de férias no Algarve, durante o verão. Fazia negócios com portugueses e estrangeiros. Mas os turistas que lhe arrendaram casas, e adiantaram dinheiro para pagar a reserva ou a totalidade da estadia, nunca chegaram a gozar destas habitações perto da praia. O idealista News Portugal conta-te o esquema deste burlão.

imóveis vendidos com documentos falsos
a polícia judiciária (pj) deteve, na zona de lisboa, um casal que se fazia passar por proprietário de imóveis que vendia através de documentos falsificados, para ficar com o sinal pago pelos compradores.