Comentários: 0

Depois da tempestade a bonança. A polémica em torno dos alegados casos de corrupção relacionados com os vistos gold – atribuídos no caso do setor imobiliário aos estrangeiros (não europeus) que comprem casas por mais de 500.000 euros – parece já fazer parte do passado. No primeiro semestre foram atribuídos 821 vistos gold, mais que os 766 concedidos no ano passado. Durante estes seis meses foram ainda captados 509 milhões de euros, mais 111% que no período homólogo.

Segundo dados da Associação dos Profissionais e Empresas de Mediação Imobiliária de Portugal (APEMIP), até 30 de junho, e desde que o programa de vistos gold está em vigor, foram concedidas 3.609 Autorizações de Residência para Atividade de Investimento (ARI) – os chamados vistos gold –, das quais 3.405 por via do requisito da aquisição de bens imóveis.

Já a Confederação Portuguesa da Construção e do Imobiliário (CPCI) revelou que foram captados, entre janeiro e junho, 509 milhões de euros, mais 111% face aos 241 milhões de euros arrecadados no mesmo período do ano passado.

“Em junho, foram apurados 99 milhões de euros de novo investimento, do qual 86 milhões dizem respeito a aquisições de imobiliário, o que coloca o total registado desde início deste programa nos 2.203 milhões de euros, sendo que 90%, ou 1.985 milhões de euros, correspondem a esta última modalidade”, refere a entidade em comunicado.

Para Luís Lima, presidente da APEMIP, o facto de estarem a ser atribuídos mais vistos gold este ano face a 2015 “reflete a normalização do mercado e serve para confirmar o investimento que se perdeu no ano passado, aquando a estagnação do programa”.

Uma opinião, de resto, partilhada por Reis Campos, presidente da CPCI: “É uma notícia positiva, que não surpreende tendo em conta a atual atratividade do imobiliário português à escala global (...). Portugal tem ativos imobiliários de elevada qualidade, a um preço internacionalmente muito competitivo, excelentes infraestruturas, um clima ameno, segurança e um ambiente social único, pelo que há que tirar partido desses atributos e atrair mais e melhor investimento”.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta