Reabilitação de edifícios antigos

A reabilitação deste palácio-hotel deu nova vida à economia local

A freguesia de São Silvestre, em Coimbra, ganhou um novo encanto há cerca de sete anos. Foi em 2018, que o palácio senhorial do século XVIII foi comprado e renovado pelo Grupo Louro Internacional, transformando-o numa boutique hotel que entrelaça história e património. E mudou tudo em seu redor. “Quando esta quinta estava aqui ao abandono, as pessoas não vinham até São Silvestre, porque era um espaço triste, feio, abandonado. E, neste momento, consideramos que nos tornamos uma mais-valia, que agregámos valor aqui à própria vila de São Silvestre e todos ganhamos com isto”, explica em entrevista ao idealista/news Marta Mendes, diretora do Palácio São Silvestre Boutique Hotel.
Imobiliário

Investimento imobiliário comercial no país deve atingir 2,4 mil milhões

O mercado imobiliário português está a entrar numa fase de maturidade e consolidação, devido à estabilidade dos fundamentos macroeconómicos e pelo facto de Portugal ser um dos mercados mais defensivos da Europa em termos de perfil risco-retorno. Depois de um 2025 de expressiva recuperação, em que o investimento comercial chegou aos 2,7 mil milhões de euros (+17% em termos homólogos), espera-se uma normalização da atividade para este ano.
Investimento imobiliário em Portugal

Imobiliário: GRC IM aposta no sul da Europa – e tem novo partner

A GRC Investment Managers (GRC IM), empresa especializada em investimento e gestão imobiliária com escritórios em Madrid e Lisboa, anunciou que reforçou a sua estratégia de crescimento no sul da Europa com a entrada de Massimo Massimilla como novo partner de investimentos. O responsável, que irá desempenhar as suas funções a partir do escritório de Lisboa, onde reside, irá liderar o desenvolvimento e estruturação de novas oportunidades de investimento da empresa em Portugal e Itália, acelerando a presença em novos mercados num momento de forte atividade nas áreas de hotelaria, residencial e financiamento alternativo.
Gráfico de investimentos

Investimento em imobiliário comercial cresce e atrai mais portugueses

O ano de 2025 foi bastante positivo no que respeita a investimento imobiliário comercial de rendimento. Com mais investidores portugueses, o ano encerrou com um volume total de 2,82 mil milhões de euros, representando um crescimento de cerca de 22% em comparação com o ano anterior. Este crescimento consolida a recuperação já iniciada em 2024, quando chegou aos 2,3 milhões de euros.
Branded residences

Segmento de branded residences acelera crescimento global em 2025

O ano de 2025 foi um dos mais dinâmicos do segmento global de branded residences, com um crescimento estimado de 19% e uma previsão de 910 projetos até final do ano, uma significativa subida em relação aos 764 registados em dezembro do ano passado.De acordo com o mais recente relatório Global R
Grupo hoteleiro português abre lojas em Cabo Verde

Grupo hoteleiro português vai abrir lojas de retalho em Cabo Verde

O grupo português Oásis Atlântico, que detém vários hotéis em Cabo Verde, vai expandir a sua central de compras interna e criar uma rede de lojas de retalho no arquipélago, anunciou esta terça-feira, dia 9 de dezembro, em comunicado."O nosso objetivo primário era servir os hotéis do grupo e baixar o
Hotéis à venda em Portugal

Hotéis à venda em Portugal: oferta está concentrada em 5 distritos

A hotelaria tem-se revelado uma verdadeira estrela no investimento imobiliário comercial em Portugal nos últimos anos. A elevada procura por turistas, a par das taxas de rentabilidade podem ajudar a explicar esta atratividade dos imóveis turísticos. Mas onde há mais hotéis à venda em Portugal? Os investidores que procuram oportunidades para investir em hotelaria no nosso país vão encontrar a maior oferta em cinco distritos: Lisboa, Porto, Faro, Évora e Beja, tal como revelam os dados mais recentes do idealista, editor desta newsletter.
Onyria Quinta da Marinha Hotel

Mobiliário do Onyria Quinta da Marinha Hotel está à venda

A venda exclusiva do mobiliário do Onyria Quinta da Marinha Hotel, em Cascais, já arrancou, através da Second Serve, plataforma digital lançada em abril de 2025 e dedicada à venda de mobiliário e equipamentos de hotelaria em segunda mão. Isto apesar do encerramento do hotel estar previsto apenas para o final de novembro. Os compradores já podem, assim, adquirir o mobiliário do hotel a preços imbatíveis, recebendo as peças no momento do encerramento da unidade.
Vila Galé Amazónia

Vila Galé investe 30 milhões e inaugura hotel na Amazónia

O grupo hoteleiro português Vila Galé inaugurou no final de outubro o seu mais recente empreendimento em Belém do Pará, na Amazónia, um hotel boutique cujo investimento rondou os 30 milhões de euros. O novo hotel terá um papel importante durante a COP30, recebendo parte do público da conferência climática, e reforça a presença do grupo em território brasileiro, onde já conta com 13 unidades.
Grupo Vila Galé

Vila Galé planeia abrir novos hotéis em Portugal e Brasil até 2027

O Grupo Vila Galé prevê abrir mais nove hotéis em Portugal e no Brasil até 2027, ano em que deverá, assim, chegar aos 61 hotéis no total da rede, anunciou, no dia 11 de setembro de 2025, em comunicado. “Estamos a investir em projetos que promovem o turismo, unindo história, cultura e sustentabilidade. O objetivo é oferecer sempre uma experiência diferenciadora”, afirma o fundador e presidente do grupo, Jorge Rebelo de Almeida.
Hotel

Espanhóis lideram investimento hoteleiro em Portugal em 2025

O investimento hoteleiro em Portugal tem registado uma forte dinâmica em 2025, somando 331 milhões de euros no primeiro semestre, um crescimento de 33% face ao mesmo período do ano passado, segundo dados das consultoras Cushman & Wakefield (C&W), JLL, CBRE e Savills, divulgados dia 27 de julho de 2025.
Novo hotel de luxo em Leiria

Leiria vai ter primeiro hotel de 5 estrelas com 100 quartos

O primeiro hotel de cinco estrelas de Leiria, com 100 quartos e um centro de eventos, num investimento na ordem dos 15 milhões de euros, deverá estar concluído no verão de 2027, disse o empresário José Frazão esta segunda-feira, dia 7 de julho.“A previsão de conclusão é o verão de 2027”, afirmou à a