Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

IMT

Últimas notícias e informação sobre "IMT",Instituto da Mobilidade e dos Transportes, publicadas em idealista.pt/news Instituto da Mobilidade e dos Transportes

IMT: receita do imposto sobre compra e venda de casas cai pela primeira vez desde 2014

Nos primeiros sete meses do ano, as transacções onerosas de imóveis renderam 585,6 milhões de euros, numa queda homóloga de 0,8% (5 milhões menos).

Notícia sobre:

Receitas dos municípios do Norte disparam “à boleia” do imobiliário

Os municípios do Norte, sobretudo os que se encontram nos territórios de baixa densidade, viram as receitas subir “à boleia” da reavaliação do Valor Patrimonial Tributário (VPT) dos imóveis. O IMT e o IMI dispararam. 

Notícia sobre:

Receitas de IMI e IMT batem recordes à boleia de um ano “louco” no imobiliário

Foram vendidos no ano passado 178.691 imóveis, mais 25.339 (16,6%) que em 2017, o que dá uma média de 490 casas por dia. Números que explicam o facto das receitas de IMT e IMI terem atingido valores recorde em 2018.

Notícia sobre:

O que significa o dístico TVDE que circula em alguns carros?

As iniciais TVDE querem dizer transporte individual de passageiros em veículo descaracterizado, e identificam todos os veículos que trabalham para plataformas de transporte privado, como a Uber, a Cabify, Taxify ou a Kapten. 

Notícia sobre:

Inquilinos têm de pagar IMT quando o contrato é prolongado além de 30 anos

Os arrendamentos de longa duração e não renováveis que sejam alvo de uma extensão do prazo e se prolonguem além dos 30 anos implicam o pagamento de Imposto Municipal sobre as Transmissões Onerosas de Imóveis (IMT) por parte do inquilino.

Notícia sobre:

Vais comprar casa? Este simulador diz quanto pagarás de IMT

A decisão de comprar casa é uma das mais importantes que se toma ao longo da vida. Uma aquisição que nunca vem só, já que é preciso pagar, por exemplo, o IMT. Há um simulador que te pode ajudar a fazer contas.  

Notícia sobre:

Isenções de IMI e IMT acabam em Lisboa e Porto nos prédios com uso turístico

Em 2018, as isenções de Imposto Municipal sobre as Transações Onerosas (IMT) e de (Imposto Municipal sobre Imóveis) IMI para os prédios de utilidade turística deixaram de ser benefícios fiscais automáticos e passaram a depender da decisão individual de cada autarquia. Um benefício fiscal que agora cai em Lisboa e Porto.

Notícia sobre:

Impostos: um ano conturbado… e há mudanças à vista para 2019

À semelhança do que tinha acontecido em 2017, o ano de 2018 foi pródigo em notícias fiscais (também) relacionadas como o setor imobiliário. Para 2019 há mudanças no Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) e no “irmão” Adicional ao IMI (AIMI), tendo a polémica “taxa Robles”, que queria penalizar com um imposto especial quem compra e vende num curto período temporal, alcançando lucros elevados, caído por terra. 

Notícia sobre:

... E fim da isenção de IMT para fundos de investimento imobiliário

No âmbito da votação na especialidade do Orçamento do Estado para 2019 (OE2019), foi aprovada no Parlamento esta terça-feira (27 de novembro de 2018) a revogação de um conjunto de normas para garantir que os fundos de investimento imobiliário (FII) perdem a isenção do Imposto Municipal sobre Transmissões Onerosas de Imóveis (IMT) e passam a pagar imposto sempre que compram um prédio para as suas carteiras. 

Notícia sobre: