
Alto preço das casas e baixos salários travam independência de jovens
Há mais jovens a comprar casa em Portugal, uma tendência impulsionada pelas novas medidas do Governo (isenção de IMT e garantia pública). Os dados mais recentes do Banco de Portugal revelaram mesmo já não havia tantos jovens a contratar crédito habitação há uma década.

Jovens portugueses entre os que saem mais tarde de casa dos pais na UE
Os jovens portugueses estão entre os que saem mais tarde de casa dos pais na União Europeia (UE). Por outras palavras, são dos que demoram mais tempo a ganhar independência. Em média, os jovens portugueses “abandonam” a família aos 30 anos, sendo apenas ultrapassados por jovens de Itália (30,2), Croácia (32,4) e Montenegro (33,3).

Com que idade saem os jovens europeus de casa dos pais? Em Portugal é aos... 29 anos
Sabes com que idade os jovens portugueses saem, em média, de casa dos pais? Aos 29 anos. Portugal é, de resto, o sétimo país da União Europeia (UE), a par da Grécia, onde os jovens se tornam independentes mais tarde. A liderar a lista encontra-se a Croácia (31 anos e oito meses) e em sentido inverso está a Suécia (17,8 anos).

Como afetará a independência da Escócia a sua economia?
Hoje é o dia mais importante da história contemporânea da Escócia. Os seus cidadãos votam para eleger se querem a independência do Reino Unido ou se preferem seguir como até agora. Se acabar por vingar o "sim" quais serão as consequências para a economia? Vão manter a libra? Vão ganhar por explorar sozinhos as suas reservas petrolíferas? Ninguém tem uma resposta exata...

Sabias que o corte nas ajudas ao arrendamento é um dos motivos da independência da Escócia?
Chama-se "bedroom tax" (imposto sobre quartos). Foi criado em abril de 2013. As famílias que vivam em casas com mais do que um quarto desocupado deixam de receber algumas ajudas do Estado. Este "bedrrom tax" na na lista dos "20 principais" temas que revoltam os partidários da independência.

Radiografia do dia: O que representa a Escócia para o Reino Unido
É já amanhã (dia 18) que se realiza o referendo relativo à independência da Escócia face ao Reino Unido. Mais de quatro milhões de eleitores escoceses vão a votos. Este gráfico ajuda a perceber o que representa a Escócia – um país com 5,3 milhões de pessoas e com um rendimento médio semanal de 622 euros – para o Reino Unido.
Monte onde nasceu o Movimento dos Capitães à venda por 850 mil euros
O Monte do Sobral, em Alcáçovas, Viana do Alentejo, onde nasceu o Movimento dos Capitães que viria a derrubar o regime do Estado Novo a 25 de abril de 1974, está à venda por 850 mil euros. Tem quatro hectares e um casario com cerca de 3.500 m2, sendo ideal para a prática de turismo rural e realização de eventos.