Casas nas Fontainhas

Câmara do Porto quer comprar 23 casas afetadas pelas enxurradas

Aa chuva forte deixou as famílias que moram na escarpa das Fontainhas, no Porto, em sobressalto. Várias casas ficaram inundadas no passado sábado, dia 7 de janeiro. E pelo menos dez ficaram gravemente danificadas pelas enxurradas. Perante este cenário, a Câmara Municipal do Porto decidiu intervir e, agora, quer comprar 23 habitações situadas ilha dos Moinhos, na escarpa das Fontainhas. As negociações com os proprietários já estão em curso. E Rui Moreira, presidente da Câmara do Porto, admite que algumas casas poderão ser reabilitadas e outras até demolidas.
Como proceder quando há uma infiltração em casa

Infiltração de água vinda das paredes do vizinho: como agir?

Ter infiltrações e humidades em casa é uma dor de cabeça para muitas pessoas que vivem e convivem com vizinhos. Um fenómeno que piorou nos últimos dias, marcados por chuvas fortes e intensas que têm causado danos no interior dos alojamentos um pouco por todo o país. Importa saber, posto isto, como devem agir os moradores, sejam senhorios, inquilinos ou proprietários, quando se veem confrontadas com estas situações. Explicamos tudo sobre este tema no artigo desta semana da Deco Alerta.
Cheias e inundações em Portugal danificam casas

Mau tempo e inundações: quem se responsabiliza pelos danos em casa?

O mês de dezembro tem sido marcado, entre outras coisas, por chuvas fortes e intensas que têm causado danos em muitos alojamentos e espaços comerciais, nomeadamente inundações em imóveis residenciais. Importa saber, por isso, qual é a responsabilidade dos senhorios e das seguradoras nestas situações, de chuva excessiva e infiltrações originadas pelo mau tempo. Explicamos tudo com a ajuda de especialistas. 
Seguro da casa: será que cobre os danos da tempestade?

Mau tempo, inundações e tempestades: o que cobre o seguro?

Os últimos dias têm sido marcados pelo mau tempo, com a ocorrência de chuvas intensas registadas em todo o país. As catástrofes naturais são cada vez mais frequentes, especialmente tempestades ou inundações, que deixam marcas e muitas pessoas perdem bens que foram adquiridos com muito esforço. Os prejuízos são muitos nestas alturas e as preocupações aumentam.
20 dicas para ajudar a manter a casa segura

20 dicas para ajudar a manter a casa segura

Manter a casa segura e/ou protegida pode ser mais fácil do que parece. Com gestos “simples” do dia a dia é possível prevenir situações inesperadas na habitação, como por exemplo incêndios ou inundações. Como prevenção é palavra de ordem, damos-te alguns conselhos a ter em conta na hora de adotar pequenas medidas que ajudam a evitar riscos maiores.
Há no teu prédio uma casa desabitada que é "do banco" e precisa de obras? Sabe como agir

Há no teu prédio uma casa desabitada que é "do banco" e precisa de obras? Sabe como agir

Imagina que tens uma infiltração em casa que foi provocada por uma inundação ocorrida no terraço de uso de um apartamento que está desabitado há anos. Sabes o que deves ou podes fazer? No artigo de hoje da rubrica semanal Deco Alerta, destinada a todos os consumidores em Portugal e assegurada pela Deco – Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor para o idealista/news, explicamos-te tudo sobre este assunto.
Consultório de imobiliário: Chove-me em casa, o que posso fazer?

Consultório de imobiliário: Chove-me em casa, o que posso fazer?

O idealista/news tem um novo consultório de imobiliário destinado a agentes do setor, proprietários e inquilinos, que será assegurado pela Belzuz Abogados, S.L.P. Sucursal em Portugal. De quem é a responsabilidade de arranjar eventuais infiltrações e inundações em casa é o tema do primeiro artigo.