Construção de casas novas

Construir casas novas em Portugal é 2,8% mais caro que há um ano

Os custos de construção de casas novas em Portugal continuam a subir em termos homólogos, ainda que a menor ritmo, mês após mês. Um cenário que tem, depois, impacto direto nos preços das casas que chegam ao mercado. Os dados mais recentes do Instituto Nacional de Estatística (INE) indicam que os custos de construção de habitação nova aumentaram, em maio, 2,8% em termos homólogos. Uma subida homóloga inferior à registada em abril e março: 3,2% e 6,2%, respetivamente. 
Preço dos materiais do setor mobiliário

Mobiliário: setor fala em especulação no preço das matérias-primas

O tempo é de inflação elevada e de custos de construção a subir, o que faz com que muitos materiais estejam agora mais caros que há um ano. Alguns players do setor do mobiliário consideram, no entanto, que se está a assistir a uma especulação no preço das matérias-primas, havendo fornecedores com stock para vários meses a “inflacionar preços de forma significativa” e artificial. 
Custos de construção de casas novas

Quanto custa construir uma casa nova? Mais 13,5% que há um ano

Os custos de construção de habitação nova aumentaram 13,5% em maio, face ao mesmo mês de 2021, com os preços dos materiais e o custo da mão de obra a subirem 18,7% e 6,1%, respetivamente, segundo estimativas divulgadas esta terça-feira (5 de julho de 2022) pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).
Cortiça na construção: “Existe uma procura crescente por materiais mais amigos do ambiente”

Cortiça na construção: “Existe uma procura crescente por materiais mais amigos do ambiente”

Natural, versátil e sustentável. A cortiça é um material com propriedades únicas. De casas a hotéis, restaurantes e bibliotecas, ou museus e até escritórios, pode ser aplicada num sem número de estruturas, e de diferentes formas, tornando os edifícios e espaços mais amigos do ambiente. A Amorim Cork Flooring, unidade de negócio de pavimentos e revestimentos da Corticeira Amorim, líder mundial na transformação de cortiça, está na linha da frente da inovação em produtos ecológicos aplicados à construção. Em entrevista ao idealista/news, o CEO desta unidade, Fernando Melo, explica porque é que este material é tão importante e quais são as suas vantagens a médio e longo prazo.