Produção de ouro no mundo em 2022

Os maiores produtores de ouro do mundo em 2022

Cerca de 31% da produção global de ouro em 2022 veio de três países: China, Rússia e Austrália. Cada um produziu mais de 300 toneladas. Canadá, EUA e México completam o top seis dos maiores produtores de ouro, representando, juntos, 16% do total mundial, segundo estimativas do World Gold Council (WGC).
Ouro do Banco de Portugal

Valor do ouro a subir à boleia do dólar

O ouro que está nos cofres do Banco de Portugal (BdP) valorizou 4,3% num ano, em 2021 face a 2020. Esta é uma das conclusões a retirar do Relatório do Conselho de Administração relativo a 2021, divulgado esta terça-feira (17 de maio de 2022) pelo banco central. 
Ouro “ganha” força em tempos de pandemia

Ouro “ganha” força em tempos de pandemia

O ouro, que superou os 1.800 dólares (1.587 euros) por onça na última semana, cotação que já não era atingida há quase nove anos  – desde meados de setembro de 2011 –, ganhou força nos mercados financeiros em tempos de pandemia. É atualmente visto como um “porto seguro” por parte dos investidores, o que costuma acontecer em períodos de crise e/ou instabilidade política e económica.
Radiografia do dia: Os 15 países com mais reservas de ouro no mundo

Radiografia do dia: Os 15 países com mais reservas de ouro no mundo

Os EUA são o país com maiores reservas de ouro no mundo, cerca de 8.134 toneladas. De acordo com dados do World Gold Council, divulgados dia 5 deste mês, Portugal encontra-se no top 15 do ranking de países com mais reservas de ouro a nível mundial, ocupando precisamente a 15ª posição, com 383 toneladas, o equivalente a 13,2 mil milhões de euros.

ouro do banco de portugal só pagaria 8% da dívida portuguesa

depois do rumor de venda de ouro do chipre para ajudar a pagar o resgate da troika, o debate sobre se os países endividados devem ou não colocar o seu ouro no mercado para aliviarem parte do resgate está em cima da mesade acordo com a reuters, esta pode ser uma solução para os países endividados da
radiografia do dia: curiosidades sobre o ouro existente no mundo

radiografia do dia: curiosidades sobre o ouro existente no mundo

acredita-se que haja no mundo 171 mil toneladas de ouro, o equivalente a um cubo com 20 metros de altura ou a uma grande área de um campo de futebol (16,5 metrosx40 metros) com 12,1 metros de altura. as estimativas apontam ainda para a existência de 52 mil toneladas de ouro por explorar  
governo facilita projectos de interesse estratégico mineiro

governo facilita projectos de interesse estratégico mineiro

o ministro da economia e do emprego, álvaro santos pereira, garantiu que está “para breve" a criação de uma "via verde" para projectos de interesse estratégico mineiro, como os que estão a ser desenvolvidos em tabuaço e penedono pela empesa canadiana colt resources.
rumores

rumores

banca deverá assumir dívida de 100 milhões da parpública à tap: o empréstimo da parpública de 100 milhões de euros para atender à situação de tesouraria da tap deverá ser assumido pela banca comercial.