
O preço do ouro, considerado um porto seguro para os investidores em tempos de crise, ultrapassou esta quarta-feira (8 de outubro de 2025) pela primeira vez a marca dos 4.000 dólares (3.500 euros) por onça, no meio de tensões políticas nos EUA e França. O ouro alcançou 4.001,11 dólares por onça às 03h00 (hora de Lisboa), no início das negociações asiáticas.
Segundo escreve a Lusa, o ouro atingiu novos máximos em plena paralisação parcial do Governo federal dos EUA, enquanto em França, o Presidente Emmanuel Macron decidiu dar ao primeiro-ministro interino, Sébastien Lecornu, até hoje [8 de outubro de 2025] para negociar "uma plataforma de ação" que ajudará o país a sair do impasse político em que se encontra.
Este ano, o ouro valorizou 49%, impulsionado por compras maciças por parte dos bancos centrais, um dólar fraco e o contexto geopolítico.
Entretanto, e de acordo com o Público, têm sido batidos novos máximos todas as semanas. A valorização desde o início deste ano, de resto, já supera já os 50%, sendo que no espaço de apenas dois anos o preço mais que duplicou.
*Com Lusa
Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
Segue o idealista/news no canal de Whatsapp
Whatsapp idealista/news Portugal
Para poder comentar deves entrar na tua conta