Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

PIB

Últimas notícias sobre "PIB" publicadas em idealista.pt/news

Em que é que o Estado gasta o dinheiro?

Os gastos gerais do Estado ascenderam a cerca de 89 mil milhões de euros em 2018. Um valor distribuído por várias áreas, sendo que a maior fatia “do bolo” diz respeito ao pagamento de reformas, às transações de dívida pública e aos serviços de hospitais.

Notícia sobre:

Economia mundial em alerta: FMI corta nas previsões de crescimento do PIB até 2021

O Fundo Monetário Internacional (FMI) anunciou que a taxa de crescimento do PIB mundial desceu em 2019 para 2,9%, um mínimo desde a Grande Recessão de 2009. Para os dois anos seguintes (2020 e 2021), a aceleração vai ser fraca. 

Notícia sobre:

Só quatro países da UE crescem menos que Portugal

Apesar de estar a crescer acima da média da Zona Euro, a economia nacional está entre as que regista um ritmo mais lento da atividade económica em temos trimestrais (no terceiro trimestre face ao anterior). Só quatro países crescem ainda mais devagar que Portugal.

Notícia sobre:

Economia portuguesa cresce acima da média europeia

A economia portuguesa cresceu 1,9% no terceiro trimestre de 2019 face ao mesmo período do ano passado, uma subida homóloga maior face à verificada na Zona Euro e na União Europeia (UE): 1,2% e 1,4%, respetivamente. Em causa estão dados divulgados esta quinta-feira (5 de dezembro de 2019) pelo Eurostat. 

Notícia sobre:

Portugal é o terceiro país europeu com maior dívida pública (e o quarto maior da OCDE)

Uma década depois da crise de 2007/08, as contas públicas nacionais melhoraram, com destaque para o défice, mas Portugal continua a ter, entre os países europeus incluídos na OCDE, a terceira maior dívida pública – a quarta no geral, contando com o Japão, que lidera o ranking. 

Notícia sobre:

Assim evoluiu a economia em Portugal nos últimos anos: mais PIB, menos desemprego e... mais salários

A poucos dias das eleições legislativas, importa fazer um balanço da atual legislatura. Como evoluiu, afinal, a economia nos últimos anos? Pode concluir-se que cresce mais e que está menos endividada. Já os salários são mais elevados que os verificados em 2011.

Notícia sobre:

O bom momento da economia portuguesa à lupa: cresce mais que o previsto desde 2016

O PIB aumentou em volume 3,5% em 2017 e 2,4% em 2018, atingindo 203.896 milhões de euros no ano passado. Em causa está a atualização de estatísticas do INE que mostra que houve mais crescimento económico durante a atual legislatura que o anteriormente calculado.  

Notícia sobre:

Guia para pais e professores: como explicar a economia aos mais pequenos

A economia é um “mundo” complicado e repleto de vocabulário de difícil compreensão. A pensar nos mais pequenos, o Eurostat desenvolveu uma ferramenta que pretende ajudar os professores – e os pais – a explicarem aos alunos tudo o que se passa com a economia europeia. 

Notícia sobre:

Carga fiscal bateu recorde no ano passado: assim evoluiu desde 1995

A carga fiscal subiu para 35,4% do Produto Interno Bruto (PIB) em 2018 e atingiu um valor recorde: é o valor mais alto desde pelo menos 1995, confirmou o Instituto Nacional de Estatística (INE).

Notícia sobre:

Portugal é o 4º país mais endividado do mundo

Ao contrário do que muitas pessoas poderão pensar, o Japão, um país altamente desenvolvido e próspero e onde foram criadas marcas de topo mundial, é a nação mais endividada do mundo. Portugal integra o top cinco do ranking.

Notícia sobre: