Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

PIB

Últimas notícias sobre "PIB" publicadas em idealista.pt/news

Peso da carga fiscal no PIB aumentou em 2020 – o que explica esta evolução?

A carga fiscal em Portugal aumentou para 34,8% do Produto Interno Bruto (PIB) em 2020 – isto é, mais 0,3% do que no ano anterior. Mas o que justifica esta evolução num ano em que não houve um agravamento generalizado de impostos nem a sua redução? Os dados mais recentes do Instituto Nacional de Estatística (INE) avançados esta terça-feira (dia 11 de maio de 2021) sugerem que por detrás deste aumento está a resiliência do mercado de trabalho, que ao não sofrer o impacto esperado em situação de crise da pandemia da Covid-19, os valores arrecadados pelo Estado em impostos associados como o IRS e a TSU tiveram um menor impacto – e, na verdade, até subiram.

Notícia sobre:

Os países mais afetados pela pandemia são…

Espanha é o país mais afetado pela pandemia da Covid-19 em termos sanitários e económicos, sendo seguido pelo Reino Unido e pelo Brasil, que ocupam o segundo e terceiro lugares do ranking. Já a China é, entre as 40 maiores economias analisadas no índice da Oxford Economics, o país menos afetado pela crise pandémica. E foi na China, recorde-se, que o coronavírus começou a circular, em dezembro de 2019. 

Notícia sobre:

Futebol português em números – contribuiu com mais de 494 milhões para o PIB na época 2019/2020

O futebol profissional português contribuiu com mais de 494 milhões de euros para o Produto Interno Bruto (PIB) na época 2019/2020, um período já marcado pela chegada da pandemia da Covid-19, sendo responsável por pelo menos 3.163 postos de trabalho e mais de 142 milhões de euros em impostos. Estas são algumas das conclusões a retirar da quarta edição do Anuário do Futebol Profissional Português, produzido pela consultora EY em parceria com a Liga Portugal.

Notícia sobre:

Nível de vida em Portugal sobe 10,7% até 2026 face ao período pré-crise

Entre 2019 e 2026, o Produto Interno Bruto (PIB) per capita em Portugal deve subir 10,7% em termos acumulados, segundo as projeções do “World Economic Outlook”, publicado recentemente pelo Fundo Monetário Internacional (FMI). Trata-se do nono maior aumento do nível de vida até 2026 face ao pré-crise entre as 22 economias da União Europeia (EU) classificadas como avançadas pelo FMI. 

Notícia sobre:

Uma dúzia de indicadores que mostram como mudou a economia na pandemia

Pandemia, Covid-19, coronavírus, teletrabalho, ensino à distância, confinamento, desconfinamento. Estas foram algumas das palavras e/ou expressões mais usadas no último ano. Sim, porque a pandemia já chegou a Portugal há mais de um ano. E sim, o país voltou agora (só agora) a desconfinar, com a abertura, por exemplo, das creches e escolas até ao 4.º ano de escolaridade. A verdade é que muita coisa mudou nos últimos 12 meses. Mostramos-te um conjunto de indicadores que mostram como mudou a economia nacional com a súbita chegada do novo coronavírus.

Notícia sobre:

Construção finta a crise pandémica – foi o único setor a conseguir crescer em 2020

A crise pandémica levou o Produto Interno Bruto (PIB) de Portugal a afundar 7,6% em 2020, revelou recentemente o Instituto Nacional de Estatística (INE), mas houve um setor que mostrou estar resiliente à pandemia da Covid-19. Falamos da construção, que fintou a crise e cresceu 3,3% no ano passado, o que comprova que as obras – pelo menos muitas – saíram mesmo do papel.

Notícia sobre:

PIB de Portugal cai (mesmo) 7,6% em 2020

O Produto Interno Bruto (PIB) de Portugal caiu (mesmo) 7,6% em 2020, na sequência da pandemia da Covid-19, registando a contração “mais intensa” da atual série de Contas Nacionais do Instituto Nacional de Estatística (INE). Segundo o instituto, no quarto trimestre do ano passado, a economia portuguesa recuou 6,1%. 

Notícia sobre:

Portugal foi o terceiro país da Zona Euro que gastou menos em relação ao PIB para combater a pandemia

Portugal foi o terceiro país da Zona Euro que gastou menos em relação ao Produto Interno Bruto (PIB) para enfrentar a crise desencadeada pela pandemia da Covid-19, segundo um artigo do próximo boletim económico do Banco Central Europeu (BCE).

Notícia sobre:

PIB português caiu 7,6% em 2020

O Produto Interno Bruto (PIB) português caiu 7,6% em 2020, ano marcado pelo aparecimento da pandemia da Covid-19, após uma contração de 5,9% no quarto trimestre. Em causa está uma estimativa rápida divulgada pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) esta terça-feira (2 de fevereiro de 2021).

Notícia sobre: