
Especialistas apontam novo alívio nas taxas do BCE em setembro
Analistas de política monetária preveem que o Banco Central Europeu (BCE) irá reduzir, na reunião do Conselho de Governo de setembro, as taxas de juro para os depósitos bancários em 25 pontos base, passando de 2% para 1,75%. Apesar do BCE ter decidido manter as taxas em 2%, depois de oito reduções de 0,25 pontos percentuais, a previsão é que, nesta próxima reunião, haja um corte adicional.

Economia informal no mundo: onde o mercado paralelo mais pesa no PIB?
A economia informal global movimenta, anualmente, valores na ordem dos mil milhões de euros, alimentada por atividades criminosas e transações não declaradas. Estima-se que esta economia paralela represente cerca de 11,8% do PIB mundial, sendo que em Portugal representa cerca de 9,3%.

Luxemburgo lidera consumo e PIB per capita na UE em 2024
O consumo individual efetivo (CIE) per capita, medido em Paridades de Poder de Compra (PPC), variou entre 72% e 141% da média da União Europeia (UE) em 2024, segundo dados divulgados pelo Eurostat.

Poder de compra em Portugal duplica 40 anos depois da adesão à CEE
Foi no dia 12 de junho de 1985 que Portugal aderiu à Comunidade Económica Europeia (CEE). Passados 40 anos, o poder de compra em Portugal por habitante mais do que duplicou, passando para 22.200 euros em 2024.

Centros comerciais geraram mais de 14 mil milhões de euros de riqueza
Os centros comerciais receberam mais de 600 milhões de visitas e geraram um valor superior a 14 mil milhões de euros de riqueza nacional, no ano passado, segundo um estudo da Nova SBE, encomendado pela APCC.

PIB cresce 1,6% em termos homólogos e cai 0,5% em cadeia
O Produto Interno Bruto (PIB) cresceu 1,6% em termos homólogos e recuou 0,5% em cadeia no primeiro trimestre, informou esta sexta-feira (30 de maio de 2025) o Instituto Nacional de Estatística (INE), confirmando a estimativa rápida de 2 de maio passado.

PIB cresce 1,6% em termos homólogos no 1º trimestre - mas cai em cadeia
A economia portuguesa cresceu 1,6% em termos homólogos nos primeiros três meses do ano e contraiu-se 0,5% face ao trimestre anterior, segundo a estimativa rápida divulgada esta sexta-feira (2 de maio de 2025) pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

Quanto é que os governos gastam com a defesa?
Em 2023, a despesa do governo geral dos países da União Europeia (UE) com a defesa totalizou 227 mil milhões de euros, representando 2,7% da despesa total do governo geral, o equivalente a 1,3% do PIB, segundo dados divulgados recentemente pelo Eurostat. Portugal encontra-se abaixo da média europeia.

Bancos centrais mantêm juros estando cautelosos com tarifas de Trump
A incerteza sobre a política comercial global intensificou-se desde que Donald Trump assumiu a presidência dos EUA no início do ano.

Guerra: evolução (e previsões) do PIB da Ucrânia e da Rússia
Desde a invasão da Rússia à Ucrânia, no dia 24 de fevereiro de 2022, os dois países já gastaram – na guerra – cerca de 760 mil milhões de dólares (710 mil milhões de euros). Trata-se de um valor superior ao PIB da Bélgica, a sétima economia da União Europeia (UE), por exemplo, sendo três vezes ao PIB português.

PIB na zona euro estagna no fim de 2024 – Portugal tem maior subida
A economia europeia continua fraca e a precisar de estímulo. As estimativas mais recentes do Eurostat revelam que o Produto Interno Bruto (PIB) estagnou na zona euro e aumentou apenas 0,1% na União Europeia (UE) no quarto trimestre de 2024 face ao trimestre anterior.

Economia global atingirá 115 mil milhões de dólares em 2025
Os EUA são a maior economia do mundo há mais de 100 anos e em 2025 vão manter a liderança, com 30,3 mil milhões de dólares. A China (19,5 mil milhões de dólares) também manterá a sua posição - tem sido a segunda maior economia mundial durante 15 anos consecutivos. Juntos, representam mais de dois quintos (43%) do PIB global. Os dados provêm das estimativas do PIB do Fundo Monetário Internacional (FMI) para 2025. Todos os valores são arredondados e em dólares norte-americanos nominais.

Economia a crescer - 2,7% no 4º trimestre e 1,9% no conjunto do ano
A economia portuguesa cresceu 2,7% em termos homólogos e 1,5% em cadeia no último trimestre de 2024, registando um crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) de 1,9% no conjunto do ano, divulgou esta quinta-feira (30 de janeiro de 2025) o Instituto Nacional de Estatística (INE).

Portugal com excedente orçamental de 2,8% do PIB até setembro
O setor das Administrações Públicas (AP) registou um excedente de 2,8% do Produto Interno Bruto (PIB) nos primeiros nove meses do ano, segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE). "Considerando valores para o conjunto dos três trimestres de 2024, o saldo das AP foi positivo, representando 2,8% do PIB (3,3% do PIB em igual período de 2023)", indica o instituto, no destaque sobre as “Contas Nacionais Trimestrais por Setor Institucional”.

Economia portuguesa acelera crescimento para 1,9% no verão de 2024
A economia portuguesa continua a crescer mês após mês, tendo mesmo acelerado no verão de 2024. Os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) revelam que o Produto Interno Bruto (PIB) português aumentou 1,9% no terceiro trimestre deste ano face ao mesmo período de 2023, tendo acelerado face ao trimestre precedente. E este crescimento muito se deve ao consumo privado.

PIB cresce 1,9% em termos homólogos e 0,2% em cadeia
A economia portuguesa cresceu 1,9% no terceiro trimestre de 2024 em termos homólogos e 0,2% em cadeia, ou seja, face ao trimestre anterior. Em causa estão dados provisórios divulgados recentemente pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

Os países com maior riqueza per capita do mundo são...
Em 2023, a riqueza global aumentou 4,2% à medida que os mercados bolsistas globais recuperavam e a inflação caía. Enquanto a Europa, o Médio Oriente e África registaram o crescimento mais forte da riqueza, os EUA aceleraram a cerca de metade do ritmo destas regiões, com uma taxa anual de 2,5%.

Economia dá voltas e juros caem: o que ganha e perde o imobiliário
O ciclo económico na Europa está a mudar. A inflação está a desacelerar a bom ritmo e os salários a aumentar, mas a economia está fraca, a precisar de estímulo. Todos estes fatores estão por detrás das mais recentes descidas dos juros do Banco Central Europeu (BCE), e continuam a fazer pressão para que haja um novo corte das taxas na reunião da próxima quinta-feira, dia 17 de outubro. Este alívio da política monetária já está, aliás, a ter impacto direto nos bolsos das famílias em Portugal, aumentando o poder de compra e reduzindo o custo nos créditos habitação. E também tem efeitos no investimento imobiliário. Neste artigo preparado pelo idealista/news, explicamos com a ajuda de especialistas o que está na origem da descida dos juros do BCE e qual o seu impacto na habitação e no imobiliário.

OCDE revê em baixa crescimento do PIB da Zona Euro para 1,3% em 2025
A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) manteve a previsão para o crescimento do PIB da Zona Euro em 2024, mas piorou para 2025, estimando agora que vai crescer 1,3%, nas projeções económicas divulgadas recentemente.

PIB cresce 1,5% em termos homólogos e 0,1% em cadeia no 2º trimestre
A economia portuguesa – o Produto Interno Bruto (PIB) de Portugal – cresceu 1,5% no segundo trimestre deste ano, em termos homólogos, e 0,1% face ao trimestre anterior, segundo a estimativa divulgada pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). Relativamente ao PIB da Zona Euro, cresceu no 0,6% na comparação homóloga e 0,3% face ao período anterior, estima o Eurostat.

PIB 'per capita' de Portugal nos 83% da média da UE em 2023
Portugal registou, em 2023, um Produto Interno Bruto (PIB) ‘per capita’ de 83% da média da União Europeia (UE), ocupando o 18º lugar de uma tabela que varia entre o Luxemburgo (239%) e a Bulgária (64%). No que respeita ao consumo individual ‘per capita’, expresso em paridade de poder de compra (PPC), Portugal está na 16ª posição, com 88% da média da UE, com o Luxemburgo à cabeça (138%) e a Hungria em último (70%).

Atividade económica acelera em abril e clima económico aumenta em maio
O indicador de atividade económica, que sintetiza indicadores quantitativos relativos à evolução da economia, acelerou em abril, tendo o indicador de clima económico, baseado em inquéritos às empresas, aumentado em maio, após ter diminuído no mês anterior.

Pensões Vs PIB: Portugal é o quinto país da UE onde o peso é maior
Em 2021, os países da União Europeia (UE) gastaram 1.882 mil milhões de euros com o pagamento de pensões, o equivalente a 12,9% do PIB. Segundo dados divulgados pelo Eurostat, apesar dos gastos com estas prestações para a velhice terem aumentado 2,8% face a 2020, o peso no PIB foi 0,7 pontos percentuais (p.p.) inferior a 2020, ano em que se situou em 13,6%. Portugal é, de resto, um dos países da UE onde as pensões de velhice e sobrevivência mais pesam no PIB: ocupa o 5º lugar entre 27 países.

Portugal está mais competitivo no mundo - e infraestruturas ajudam
Portugal melhorou três posições e é o 36.º no 'Ranking' de Competitividade Mundial do IMD 2024, registando o "seu melhor desempenho desde 2021", subindo em quatro indicadores, entre eles o desempenho económico, foi divulgado esta segunda-feira, dia 17 de junho.
O 'Ranking' de Competitividade do IMD

PIB da Zona Euro cresce 0,4% no primeiro trimestre de 2024
O Produto Interno Bruto (PIB) cresceu 0,4% na Zona Euro e 0,5% na União Europeia (UE) no primeiro trimestre de 2024, em termos homólogos, segundo dados divulgados pelo Eurostat. A economia portuguesa cresceu, nos primeiros três meses do ano, 1,5% na comparação homóloga e 0,8% na trimestral.