
A economia europeia continua fraca e a precisar de estímulo. As estimativas mais recentes do Eurostat revelam que o Produto Interno Bruto (PIB) estagnou na zona euro e aumentou apenas 0,1% na União Europeia (UE) no quarto trimestre de 2024 face ao trimestre anterior. Portugal destaca-se como a economia que mais cresceu neste período (+1,5%).
“No quarto trimestre de 2024, o PIB permaneceu estável na área euro e aumentou 0,1% na UE, em comparação com o trimestre anterior”, lê-se no boletim estatístico do Eurostat publicado na quinta-feira, dia 30 de janeiro. Estes dados representam uma queda face ao trimestre anterior, quando o PIB cresceu 0,4% em ambas as áreas.
Entre os Estados-membros com dados disponíveis, Portugal (+1,5%) registou o maior aumento do PIB em relação ao trimestre anterior, seguido da Lituânia (+0,9%) e de Espanha (+0,8%). Por outro lado, foram registadas reduções do PIB na Irlanda (-1,3%), Alemanha (-0,2%) e na França (-0,1%).
Foi perante a fraca atividade económica europeia, que o Banco Central Europeu (BCE) decidiu voltar a reduzir as taxas de juro em 25 pontos base na última reunião de política monetária realizada na quinta-feira.
Como variou o PIB na Europa no último ano?

Face ao quarto trimestre do ano anterior, o PIB aumentou 0,9% na área do euro e 1,1% na UE no fim de 2024, após ter subido 0,9% na área do euro e 1,1% na UE no trimestre anterior.
“As taxas de crescimento homólogas foram positivas para nove países e negativas para três”, destaca ainda. Entre os países da zona euro, Portugal apresentou o terceiro maior crescimento homólogo do PIB (2,7%), depois da Lituânia (3,6%) e de Espanha (3,5%).
Por outro lado, as economias da Alemanha e da Áustria foram as que mais recuaram na variação homóloga (-0,2%), seguidas da Estónia (-0,1%). Refira-se que a maior economia europeia, a alemã, registou variações homólogas negativas em todos os trimestres de 2024 (entre -0,1% e -0,3%).
Para o ano de 2024, o Eurostat estima que variação do PIB no espaço europeu em 2024 foi positiva, tendo aumentado 0,7% na zona do euro e 0,8% na UE.
Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
Para poder comentar deves entrar na tua conta