
A economia portuguesa cresceu 1,9% no terceiro trimestre de 2024 em termos homólogos e 0,2% em cadeia, ou seja, face ao trimestre anterior. Em causa estão dados provisórios divulgados recentemente pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).
Segundo o INE, “o Produto Interno Bruto (PIB), em termos reais, registou uma variação homóloga de 1,9% no terceiro trimestre de 2024, taxa superior em 0,3 pontos percentuais (p.p.) à verificada no trimestre precedente”.
“O contributo positivo da procura interna para a variação homóloga do PIB aumentou ligeiramente no terceiro trimestre, verificando-se uma aceleração do consumo privado e uma diminuição do investimento. O contributo da procura externa líquida para a variação homóloga do PIB manteve-se negativo, registando-se uma aceleração das importações e das exportações de bens e serviços”, lê-se no boletim do gabinete nacional de estatísticas.
Na variação em cadeia, ou seja, em comparação com o segundo trimestre de 2024, o PIB aumentou 0,2% em volume, taxa idêntica à verificada no trimestre anterior.
“O contributo da procura interna para a variação em cadeia do PIB permaneceu positivo no terceiro trimestre, observando-se um crescimento do investimento e do consumo privado, enquanto a procura externa líquida manteve um contributo negativo”, sintetiza o INE.
Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
Para poder comentar deves entrar na tua conta